A ABRAFI

A ABRAFI

A criação


As primeiras reuniões surgiram no início de 2005, em Brasília, com um grupo de mantenedores de diversas IES isoladas e integradas, que mensalmente compareciam às reuniões do CNE e de diversas associações de classe, que se sentiam desapontados com a falta de atenção e o menosprezo com os interesses das IES Isoladas e Integradas.

Desta feita, a ABRAFI surgiu com o intuito de defender e postular legitimamente os interesses das Faculdades Isoladas, Integradas e os Institutos Superiores, uma vez que, até então, esse segmento encontrava-se em desvantagem e sem defesa legítima junto aos órgãos do poder público responsáveis pelo segmento.

O grupo fundador, composto por vinte mantenedores de todos os estados da federação, eminentemente empreendedores preocupados com a qualidade do ensino superior privado no Brasil, através de um entrosamento, estreitado pelas dificuldades enfrentadas pelo segmento, apostou na atuação da ABRAFI enquanto real representante das Faculdades Isoladas e Integradas.
Apesar de pouco tempo de existência, a ABRAFI tem atuado fortemente contra atos normativos e posturas que são contrárias aos interesses do ensino superior privado e público no Brasil.

A ABRAFI promove reuniões mensais, onde são discutidas todas as questões corporativas de interesse do ensino superior privado no Brasil, e em especial das IES Isoladas e Integradas.


Finalidades:


Postular e defender, em juízo e administrativamente, os direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos de seus associados, assim como os interesses das entidades, defendendo a livre concorrência e a ordem econômica em termos de regulação da educação superior no sistema federal de ensino;

Proporcionar e fomentar estudos e soluções para os problemas relativos à qualificação e aperfeiçoamento do ensino superior; contribuir com os poderes públicos, no sentido do aprimoramento da Educação e da Cultura, da Ciência e da Tecnologia, do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, nas instituições associadas;

Promover, direta ou indiretamente, assessoramento pedagógico, administrativo, técnico e jurídico às instituições associadas;
Defender as instituições de ensino superior mantidas, de livre iniciativa, na prestação dos serviços educacionais de nível superior, especificamente as Faculdades, os Institutos ou Escolas Superiores, associadas pelas suas entidades mantenedoras;

Fomentar e organizar congressos, seminários, painéis, fóruns de debates, pesquisas e cursos de especialização e aperfeiçoamento, nas áreas jurídica, administrativa, técnica e pedagógica para as instituições associadas e não associadas de ensino superior.

Serviços Prestados:

  • Legislação Educacional
  • Clipping diário;
  • Consultoria Jurídico Educacional*;
  • Consultoria Jurídico Trabalhista*,
  • Serviços de despachos (publicações em diário oficial e protocolos no MEC)

* os questionamentos pertinentes à área jurídica educacional e trabalhista são a título de esclarecimentos quanto a procedimentos que devem ser tomados pelas Instituições.

Presidência e Diretoria Atual

Presidente - Edgard Larry Andrade Soares

O Prof. Edgard Larry Andrade Soares é graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui Especializações em Direitos Novos – Direitos Emergentes e Direito Processual. É mestre em Gestão de Organizações Aprendentes, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. É doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidad Del Museo Social Argentino, UMSA, Argentina. É advogado militante. E também professor no Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Acesse o Currículo Lattes do Prof. Edgard.

1º Vice-Presidente- Paulo Muniz

É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Católica de Pernambuco, em Ciências Humanas e Sociais pelo Instituto Mistici Corporis, da Itália, e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. É Advogado e foi assessor jurídico de diversas empresas, entidades sindicais e organizações não governamentais. Na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pernambuco, integrou a Comissão de Ensino Jurídico (2004-2006), a Comissão de Direitos Humanos (2007-2009) e a Comissão de Direito Educacional (2010-2014). É Professor universitário, leciona na Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA) e ensinou na Faculdade de Pernambuco e no Instituto de Ensino Superior de Olinda.

2º Vice-Presidente - Paulo Chanan

Possui graduação em Direito e especialização em Direito Empresarial. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional e é Conselheiro do Conselho de Administração da ABMES.

3º Vice-Presidente - José Lima de Carvalho Rocha

Graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Ceará (1981) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Atualmente é diretor - Colégio Christus e da UNICHRISTUS.

DIRETORIA EXECUTIVA:

Diretor Administrativo-Financeiro - Adalberto Capanema

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UNAÍ

Diretor Técnica- Iara de Moraes Xavier

Doutora em Saúde Pública; Professora aposentada da Universidade de Brasília – UnB; Diretora Técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades – Abrafi; Assessora da Presidência da ABMES; Conselheira Titular do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior - CC-PARES da SERES/MEC e Consultora da EDUX. Participa de Eventos Nacionais e Internacionais como Conferencista; Palestrante e Debatedora. Integra, como Membro Titular, Conselhos Editorias de Publicações Científicas.

CONSELHO FISCAL:


3 membros do Conselho Fiscal:

Alfredo Alves de Oliveira Melo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e doutorado em Ciências das Organizações - Universite de Paris IX (Paris-Dauphine) (1983). Atualmente é Diretor Presidente do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda., mantenedora da Faculdade Novos Horizontes e Diretor Presidente da NOSSACOOP ? Cooperativa de Crédito Mútuo Empregados em Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica Tecnológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte Ltda. Diretor de Supervisão e Controle da SICOOB CENTRAL CECREMGE - Central das Cooperativas de Economia e Crédito de Minas Gerais Ltda. Professor Titular da Faculdade Novos Horizontes. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de capital, aquisição de empresas, finanças públicas, mercado acionário peruano e gestão de capital de giro.

Isaura Cristina de Andrade de Aguiar

A Profª. Isaura Cristina de Andrade Aguiar é graduada em Administração pelo Centro Universitário Campos de Andrade. Possui Especialização em Administração pela Faculdade de Administração (FAE). É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É professora e Diretora Geral da Faculdade Santa Amélia (SECAL), em Ponta Grossa, Paraná.


3 suplentes:

Sandra Maria Veloso Carrijo Marques

Graduação em Psicologia (licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (1983); Graduação em Pedagogia (licenciatura) pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993); Especialização em Didática do Magistério do 3o. grau pela Associação Cultural e Educacional de Franca/SP (1987); Diretora Geral da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Presidente da Mantenedora e da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.

Maria de Fátima Turano

Mestrado em Educação pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal, com diploma revalidado como mestre em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialização em Gestão Estratégica de Empresas pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Em 1980, fundou o Colégio Padrão, na cidade de Montes Claros - MG e, em 2000, as Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc), da qual é diretora executiva. Atua em gestão escolar, além de dedicar-se ao estudo e elaboração de projetos pedagógicos institucionais.

Iure Borges Andrade

Mantenedor da FAINOR, bacharel em Direito (FAINOR) e Mestre em Organizações (UFPB).




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