4 lados negativos da tecnologia para estudantes

NOTÍCIAS UNIVERSIA • 26 de fevereiro de 2019

Viver sem a tecnologia pode parecer uma tarefa complicada nos dias atuais. Nós nos tornamos dependentes de aparelhos eletrônicos e aplicativos que automatizam tarefas cotidianas. Isso não é um problema. A questão é que a tecnologia provocou alguns comportamentos nos estudantes que são um obstáculo na hora de estudar e em suas vidas pessoais.

1. Irritação

A tecnologia fez com que os estudantes se tornassem cada vez mais irritados quando têm que deixar os seus aparelhos e jogos de lado. Deixar de jogar Fornite (para IOS ou para Android)para prestar atenção nos estudos, de repente, parece uma catástrofe.

Talvez esta seja a primeira preocupação dos professores que consideram a implantação da tecnologia em sala de aula: que os estudantes estarão ocupados nas redes sociais e não prestarão atenção na lição dada. A curiosidade inata dos alunos, juntamente com a compreensão da tecnologia poderia conduzir a uma maior socialização on-line em ambientes onde os dispositivos são de fácil acesso.


2. Paciência

A paciência é uma virtude difícil de ser encontrada nos estudantes de hoje. Eles ficam irritados quando uma página na internet demora a carregar e não têm muita paciência para gastar este mesmo tempo com os estudos, já que estudar demora mais do que acessar o Facebook.

Nem todos os estudantes têm acesso às ferramentas de tecnologia fora da sala de aula. A biblioteca acaba sendo uma opção, mas com frequência existe uma espera para usar os computadores conectados à Internet, e é muito comum que não seja permitido baixar aplicativos y software em computadores públicos.

A tecnologia em sala de aula funciona se todos os estudantes têm acesso aos dispositivos. Entretanto, quando são considerados determinados programas tecnológicos para fazer a tarefa, em uma intervenção em casa, ou de aprendizado, deve-se levar em conta se os estudantes têm acesso à Internet para que não haja desmotivação na realização da tarefa a ser cumprida.


3. Escrita

O constante uso das redes sociais faz com que os estudantes percam as suas habilidades de escrita, uma vez que a maioria das palavras é abreviada na linguagem online.

Por outro lado, o plágio foi sempre uma preocupação dos professores. Atualmente, os estudantes podem ter acesso facilmente a ensaios, relatórios, anotações de sala de aula, provas on-line etc., o que faz com que seja muito mais difícil que os professores saibam se o trabalho realmente foi feito pelos estudantes e é original. Mesmo que existam ferramentas de alta tecnologia para ajudar os professores a descobrir se o trabalho é um plágio, nenhum sistema é perfeito.


4. Interação social

A tecnologia dá a impressão de que estamos interagindo o tempo todo, mas estudantes estão cada vez mais perdendo o hábito de conversar e interagir socialmente por meios off-line. Manter uma conversa pessoalmente está se tornando uma tarefa difícil e evitada pelas crianças de hoje.

Outra questão que deve ser levada em conta é a privacidade da informação do estudante e os seus dados. Os aplicativos e as plataformas percorreram um longo caminho para melhorar as suas medidas de privacidade, especialmente quando elas afetam os estudantes, mas é suficiente para convencer as escolas de que vale a pena correr o risco?

Os dados dos alunos são muito importantes dentro das paredes da sala de aula, mas os professores podem se sentir seguros de que é aí onde a informação ficará quando forem utilizados os aplicativos tecnológicos?


A tecnologia continuará oferecendo descobertas e progressos que a mente humana ainda nem pode sonhar. Muito acreditam que ter um site, por exemplo, é garantia de sucesso. A tecnologia tem uma natureza perversa, porque da uma falsa sensação de suficiência. É preciso dar a sua justa dimensão, mas é inegável que o papel fundamental que vem cumprindo dentro das organizações e, portanto, para a humanidade.

notícia publicada no site FOLHA DE S. PAULO, em 29/01/2019, no endereço eletrônico: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/ead-ja-e-o-futuro-diz-professor-da-usp,2eb04749873c8885a78c00d8f59639ffyyks7v6y.html


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