Uma semana após ser demitido, Vélez Rodríguez se encontra com Bolsonaro: 'Vim me despedir'

G1 • 16 de abril de 2019

Resultado de imagem para velez rodrigues

Ex-ministro da Educação esteve nesta segunda (15) no Palácio do Planalto. Após crise no MEC, Bolsonaro nomeou o economista Abraham Weintraub para o comando da pasta.

Uma semana após ter sido demitido do cargo de ministro da Educação, o professor Ricardo Vélez Rodríguez foi recebido na tarde desta segunda-feira (15) pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Após a audiência, Vélez afirmou a jornalistas que a reunião foi "excelente" e que o assunto foi uma despedida do presidente.

“Vim me despedir”, disse Vélez Rodríguez ao deixar o palácio. “Vou descansar”, acrescentou.

Segundo o ex-ministro, Bolsonaro não o convidou para exercer outras funções no governo. A gestão de Vélez Rodríguez no MEC foi marcada por polêmicas e demissões de subordinados.

Bolsonaro decidiu demitir o ministro no último dia 8 e, no mesmo dia, anunciou o economista Abraham Weintraub como novo titular da pasta.

Apoiador de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral, Abraham Weintraub trabalhou na equipe de transição do presidente e ocupava, antes de assumir o MEC, a secretaria-executiva da Casa Civil, segundo cargo mais importante na estrutura da pasta.

Gestão Vélez Rodríguez

Colombiano naturalizado brasileiro, Vélez Rodríguez tomou posse no cargo de Ministro da Educação em 1º de janeiro e enfrentava uma "guerra interna" provocada por desentendimentos entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho.

Durante a gestão, foram pelo menos 13 demissões no alto escalão do ministério.

Em pouco mais de três meses de gestão, o ex-ministro colecionou uma série de polêmicas. Entre elas, ele disse que queria mudar os livros didáticos para revisar a maneira como tratam a ditadura militar e o golpe de 1964 e pediu a escolas que filmassem alunos cantando Hino Nacional e enviassem o vídeo ao MEC.

Notícia publicada no site G1, em 15/04/2019, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/15/uma-semana-apos-ser-demitido-velez-rodriguez-se-encontra-com-bolsonaro-vim-me-despedir.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados