Suspensão de bolsas de estudo da Capes 'fere de morte' o ensino, diz associação de pós-graduandos

G1 • 09 de maio de 2019

A suspensão das novas bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), pode afetar pesquisas e impedir a retomada do crescimento do país, de acordo com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

O "congelamento" das bolsas ocorre a partir deste mês de maio, segundo a assessoria da Capes, e atinge até as bolsas de pós-doutorado, o nível mais alto de pesquisa.

A ANPG e outras entidades estudantis tentam reverter na Justiça os bloqueios de recursos feitos pelo MEC.

Embora a Capes não tenha divulgado o total de bolsas suspensas, as áreas de pesquisa afetadas e o valor congelado, as universidades já têm divulgado informações sobre a medida.

A situação nas universidades

  • Universidade de São Paulo (USP): o pró-reitor de pós-graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, enviou um comunicado aos professores demonstrando "preocupação" com os cortes de verbas no MEC e na Capes. Cientistas, professores e estudantes se manifestaram contra a medida. Para a geneticista e professora da USP Mayana Ztaz, o corte é desastroso. "Os melhores vão embora e não voltam mais", disse.
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): ao menos 55 bolsas de mestrado e doutorado foram recolhidas após suspensão da Capes.
  • Universidade de Brasília (UnB): um levantamento preliminar aponta que a suspensão de bolsas atinge 123 pesquisas de mestrado e doutorado. Cerca de 8 mil alunos fazem pós-graduação na UnB e 2.050 recebem bolsa da Capes.
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA): a suspensão atinge 82 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado, afetando 72 alunos.
  • Universidade Federal do Ceará (UFCE): o bloqueio atinge 61 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL): ao todo, foram cortadas 28 bolsas, sendo 12 de doutorado, 10 de mestrado e 5 de pós-doutorado.

Suspensão

Em nota, a Capes diz que o sistema para geração de folhas de pagamento "permaneceu fechado para ajuste da concessão de bolsas" neste mês, o que, na prática, significa o "recolhimento de bolsas que estavam à disposição das Instituições".

Os estudantes que aguardavam que outros universitários concluíssem suas pesquisas e liberassem a bolsa para uso de outro aluno estão sem saber quando poderão receber os recursos. Segundo a Capes, o bloqueio não atinge estudantes cujos mestrados e doutorados estão em andamento.

Outras medidas

Além do congelamento das bolsas identificadas nos programas de pós-graduação, a Capes prevê:

  • Redução gradativa da concessão de novas bolsas para todos os cursos que se mantêm com nota 3 (conceito mínimo de permanência no sistema de pós-graduação da Capes) no período de dez anos. Atualmente, 211 programas têm essa pontuação;
  • Suspensão de novas bolsas do programa Idiomas Sem Fronteiras originado do Ciência sem Fronteiras.

Segundo a Capes, serão reforçadas as parcerias com o setor empresarial, para que possam ser ampliados os investimentos em pesquisa.

Entenda o que é a Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e fomentar a formação de professores para a educação básica.

Ela foi criada em 1951 e oferece, ao todo, quase 200 mil bolsas de estudo em 49 áreas de estudo para universitários da rede pública e privada: são 92.253 bolsistas na pós-graduação (no Brasil e no exterior) e 107.260 bolsista de programas de formação de professores da educação básica.

Os valores das bolsas são, em média, de R$ 1,5 mil para o mestrado e de R$ 2,2 mil para o doutorado.

No site da Capes é possível ter acesso a pesquisas em destaque. Entre elas, há o estudo que usa dados da Justiça para aprimorar as políticas públicas de saúde e a pesquisa sobre resfriamento de reatores nucleares, além do estudo sobre uma mutação genética que ajuda na proteção contra a malária.

Atualmente há 10 programas ativos da Capes em que o estudante pode solicitar bolsa. O pedido pode ser feito junto à universidade ou direto na Capes.

Noticia publicada no site G1 GLOBO, em 09/05/2019, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/05/09/suspensao-de-bolsas-de-estudo-da-capes-atinge-todas-as-areas-e-pode-afetar-pesquisas.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados