Encontro dos membros do Fórum com representantes do MEC

ABRAFI • 10 de maio de 2019

O Presidente da ABRAFI, Prof. Edgard Larry, participou da reunião, dia 08 de maio, com o Secretário , Prof. Antonio Paulo Vogel e com o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Prof. Ataide Alves.

Da esquerda para a direita, Profs. Ataíde Alves, Edgard Larry, Antônio Paulo Vogel, Amábile Pacios, Celso Niskier, Hermes Figueiredo, Arthur Esperandéo

O presidente apresentou as propostas, juntamente com os representantes das seguintes entidades que, juntamente com a ABRAFI, compõem o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

O Presidente do FÓRUM, Prof. Celso Niskier, destacou o desejo do setor em ter uma atuação mais ativa junto ao governo federal, com vistas a elaboração e formulação de políticas públicas para a área. “Temos uma série de sugestões que podem encurtar caminhos na construção de projetos mais eficientes”, destacou o Prof. Niskier.

Outro ponto evidenciado como eixo norteador da atual gestão é a redução da regulação, medida que atende às demandas do setor para o qual o marco regulatório vigente conta com interposições que, inclusive, geram insegurança jurídica. O Prof. Ataide Alves afirmou que soluções nesse sentido estão sendo estudadas.

O Secretário Executivo, Prof. Antonio Paulo Vogel afirmou que “As metas do PNE precisam ser abastecidas pelo setor privado. O governo não tem de onde tirar os recursos necessários para colocar a quantidade de pessoas que falta na educação superior”. Nesse sentido, o secretário informou que o governo está trabalhando na reformulação da política pública governamental de financiamento estudantil.

Foi destacado, também, que a educação básica vai ser prioridade para o governo. Nesse ponto, coube ao Presidente do Fórum, Prof. Celso Niskier, apresentar a relevância do setor particular de educação superior na formação de docentes, bem como colocar a entidade à disposição para contribuir no que for necessário. “Temos total interesse na melhoria da educação básica, inclusive porque a baixa qualidade nessa etapa do ensino reflete depois nas instituições de educação superior”


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados