Abrafi se reúne com o ministro da Educação durante o XII CBESP

ABRAFI • 08 de junho de 2019

Encontro aconteceu na noite de abertura e selou a intenção de colaboração recíproca entre governo e setor particular de educação superior
Foto: Ronaldo Azevedo/CBESP
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Faculdade (Abrafi) participou na noite de quinta (6) da cerimônia de abertura da 12ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), em Belo Horizonte/MG.
O presidente da Abrafi, professor Edgard Larry, compôs a mesa de abertura ao lado de autoridades, como o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, além dos demais dirigentes das entidades que integram o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.
Durante seu pronunciamento, Weintraub reforçou a postura do atual governo de abertura para o diálogo e parcerias com o setor particular de educação superior, além da disponibilidade de redução da regulação vigente. "Para que temos que regular uma relação entre estudantes que querem aprender e instituições que querem ensinar? Esse governo quer permitir que vocês sejam mais livres, pois somos um governo liberal no aspecto econômico".
Encontro prévio
Antes de o evento começar, os representantes das entidades que compõem o Fórum, incluindo o professor Edgard Larry, tiveram alguns momentos de conversa com o ministro. Em uma sala reservada, foi reforçada a disponibilidade do setor particular de educação superior em contribuir na avaliação de desenvolvimento de políticas públicas para a área, bem como o interesse do governo em estreitar esse relacionamento.
Para o presidente da Abrafi, o encontro foi um marco na nova forma de relacionamento entre as entidades representativas e o governo federal. "Temos convicção de que essa abertura é real e de que não só o setor particular de educação superior terá retornos positivos, mas a educação brasileira como um todo se beneficiará de uma interlocução mais fluida e uma estrutura regulatória menos amarrada".
Abrafi no CBESP

Além de ter participado da mesa de abertura, a Abrafi também marcou presença no "Painel III - Estudos e pesquisas sobre inovação e inclusão no contexto da educação superior", que foi coordenado pelo presidente da Abrafi, Edgard Larry, e nos workshops, tanto no de "Metodologias ativas: inovando no processo de ensino-aprendizagem", moderado pela Diretora Técnica da Abrafi, Iara Xavier, que teve como palestrantes Simone Bérgamo – Pró-reitora acadêmica da Ser Educacional e Rodolfo Bertolini – CEO da Celso Lisboa, quanto no de "Referenciais de qualidade na EAD: aplicados na graduação e na pós-graduação stricto sensu". Moderado pelo concelheiro da CC-Pares, Rui Otávio Bernardes de Andrade, que contou com palestras do vice-presidente da Abrafi, Paulo Chanan, e do diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Stavros Xanthopoylos.

O CBESP é promovido todos os anos pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizado pela Linha Direta. Em 2019, o Congresso teve como tema "Educação superior: inovação e diversidade na construção de um Brasil plural".
Confiram algumas fotos da abertura do evento:
Foto: Ronaldo Azevedo/CBESP
Foto: Ronaldo Azevedo/CBESP
Foto: Ronaldo Azevedo/CBESP


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados