Acervo científico da Capes ganha nova versão de app para acesso virtual

Portal MEC • 29 de julho de 2019

Com mais de 48 mil publicações científicas, o Portal Periódicos está com uma nova versão para aplicativo online. A plataforma pode ser acessada por mais de 400 instituições de ensino e pesquisa em todo o país. A biblioteca virtual atende às demandas dos setores acadêmicos, científico e governamental.

De acordo com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia, a atualização do aplicativo faz parte de um conjunto de medidas de reestruturação para melhorar a distribuição de conteúdo do acervo. “O novo aplicativo está mais amigável, moderno, com novas funcionalidades e conteúdos exclusivos”, afirma. A Capes administra o sistema.

Além de buscar e visualizar os conteúdos científicos, o usuário da nova versão do aplicativo pode salvar os seus preferidos na biblioteca e acessá-los sempre que quiser. Também é possível criar, editar e compartilhar notas com outros usuários e adicionar etiquetas para filtrar e categorizar os artigos.

A ferramenta permite ao usuário:

  • realizar buscas rápidas por assunto, periódico, livro e base;
  • acessar remotamente o Portal de Periódicos via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe);
  • navegar em websites referenciados pelos resultados de busca;
  • salvar os artigos em formato PDF na sua biblioteca;
  • buscar e adicionar como favoritos os artigos salvos na biblioteca;
  • criar e editar notas e etiquetas para os artigos;
  • compartilhar notas e armazená-las no Evernote.

Além de 48 mil títulos de periódicos, a plataforma tem 130 bases de dados, 41 bases de dados estatísticas e 64 bases de teses e dissertações. O app também conta com mais de 275 mil documentos como relatórios, livros, anuários, guias, manuais e outros.

Notícia publicada no site PORTAL MEC, em 26/07/2019, no endereço eletrônico: https://bit.ly/2ypcLvu


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados