Ensino a distância rouba 120 mil alunos de cursos presenciais

PNOTÍCIAS • 14 de outubro de 2019

Resultado de imagem para EAD

O cenário da educação presencial pode sofrer grandes alterações no Brasil, devido ao crescimento acelerado da Educação a Distância (EAD). Em um ano, quase 120 mil alunos migraram de modalidade.

Segundo a Folha de São Paulo, estes números constam no estudo desenvolvido pelo Semesp (Entidades das mantenedoras de ensino superior), com base nos microdados fornecidos pelo Censo da Educação Superior, fornecido pelo Inep (Instituto ligado ao MEC). A EAD ainda é vista com bastante desconfiança por parte dos conselhos profissionais do país. A modalidade registra um índice de evasão muito grande, mas ao mesmo tempo em que demonstra maior capacidade de atrair alunos.

Essa transferência de estudantes para modalidades de EAD tem afetado principalmente sobre os cursos noturnos. Há cinco anos, eles contemplavam mais da metade do ensino superior privado. No ano de 2008 essa proporção sofreu alteração pela primeira vez e a parcela dos alunos que adentraram a faculdade particular por meio de EAD superou a do ensino presencial noturno, foram 47,5% contra 36,7%. Nos diurnos também houve queda, de 20,8%, em 2013, contra 17,6% em 2018.

O aumento na Educação a Distância vem contribuindo para que o ensino superior no Brasil não esteja em declínio, mas se manter apenas estagnado.

Notícia publicada no site PNOTÍCIAS, em 14/10/2019, no endereço eletrônico: https://pnoticias.com.br/noticia/educacao/229303-ensino-a-distancia-rouba-120-mil-alunos-de-cursos-presenciais


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados