Número de trabalhadores com ensino superior é maior do que oferta de vagas

BONDE • 13 de dezembro de 2019

Aproximadamente 4 milhões de brasileiros com ensino superior completo não estão ocupando funções pertinentes à sua graduação, isso significa que essas pessoas estão em vagas com menor exigência na qualificação ou desempregadas. A taxa de desemprego chega a 6% entre a população com nível superior.

Essas informações foram analisadas por meio da consultoria iDados, com base no levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Ainda segundo o estudo, atualmente, o Brasil tem 18,3 milhões de pessoas que terminaram a faculdade para 14,5 milhões de ocupações com exigência de curso de Ensino Superior.

Esse fato começou a ocorrer nos primeiros meses de 2014, quando houve a fase inicial da crise econômica no Brasil.

Apesar do cenário esboçar uma realidade negativa, cursar uma faculdade ainda traz vantagens e torna o graduado mais competitivo no mercado no mercado de trabalho. No país, a taxa de desemprego é de 6% entre a população que tem ensino superior completo, mas ela sobe para 14% no grupo que cursou apenas até o ensino médio.

Nesse caso, pensando em investir na educação, é possível contar com o apoio de bolsas de estudo. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, oferta bolsas de até 70% para quem quer iniciar uma graduação em qualquer instituição parceira do país. O processo é bastante simples. Basta acessar o site do programa e conferir as oportunidades disponíveis.

Notícia publicada no site BONDE, em 12/12/2019, no endereço eletrônico: https://www.bonde.com.br/educacao/noticias/numero-de-trabalhadores-com-ensino-superior-e-maior-do-que-oferta-de-vagas-509264.html


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados