Inscrições para Sisu, Prouni e Fies serão abertas nos próximos dias. Confira as datas!

FOLHA VITÓRIA • 20 de janeiro de 2020

Se você foi um dos candidatos que fez o Exame Nacional do Ensino Médio, e já pegou a nota que foi divulgada na última sexta-feira (17), deve ficar atento, pois os três principais programas do Ministério da Educação: Sisu, ProUni e Fies abrem inscrições nos próximos dias para ingresso no ensino superior.

SISU

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é o primeiro programa a abrir inscrições , pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Os estudantes poderão se candidatar a partir desta terça-feira (21) e até sexta (24) por meio do site do programa.

São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Cada estudante pode escolher duas opções de cursos nas diferentes universidades federais e estaduais do país. Os de melhor pontuação no Enem têm mais chance de conquistar a vaga. Os resultados da chamada regular serão divulgados no dia 28.

PROUNI

Nessa mesma data (28), abrem as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas integrais ou parciais em instituições privada. As candidaturas serão aceitas até 31 de janeiro.

Podem concorrer brasileiros participantes do Enem 2019 que não têm diploma de curso superior. Para realizar a inscrição, o estudante deverá acessar o site do ProUni, informar seu número de inscrição no Enem 2019 e a senha.

FIES

O terceiro programa de interesse para quem pretende fazer um curso de nível superior é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que tem modelos para financiar os estudos em instituições não gratuitas. Há diferentes modalidades de concessão, com juros zero para quem mais precisa e uma escala conforme a renda familiar do participante. O período de inscrições será entre 5 e 12 de fevereiro. Informações no site do Fies.

Portugal

A pontuação do Enem também pode ser usada nos processos seletivos de instituições de educação superior estrangeiras. O Inep tem acordo interinstitucional com 47 universidades portuguesas, o que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Notícia publicada no site do FOLHA VITÓRIA em 20/01/2020, no endereço eletrônico: https://novo.folhavitoria.com.br/geral/noticia/01/2020/inscricoes-para-sisu-prouni-e-fies-serao-abertas-nos-proximos-dias-confira-as-datas


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados