Por que investir em um diário escolar on-line?

ESCOLA WEB • 13 de maio de 2019

O dia a dia em sala de aula precisa ser registrado. Há alguns anos, professores faziam isso em grandes cadernos, que tinham espaço para chamada, notas e anotações. Hoje em dia, a tecnologia já está presente fortemente nas escolas e esses antigos cadernos vêm cedendo lugar ao diário escolar on-line.

Escolas que fazem questão de oferecer sempre o melhor da tecnologia para seus colaboradores e alunos já estão adotando a ferramenta. Com a chegada dos computadores às salas de aula e o emprego cada vez mais frequente de dispositivos como tablets, o ato de poder preencher o diário online facilita o trabalho do professor e possibilita à escola o acompanhamento em tempo real de cada turma.

Se você ainda tem dúvidas quanto à implantação do diário escolar on-line, continue lendo abaixo. Listamos algumas das vantagens oferecidas por essa importante ferramenta.

Agilidade nas correções

O diário de classe é um documento e, portanto, não deve ser rasurado. No modelo em papel, notas ou faltas lançadas erradas eram um verdadeiro transtorno. Quando passavam despercebidas, poderiam até prejudicar os resultados do aluno ao final do ano letivo. Com o diário on-line, conferir e corrigir informações ficou muito mais fácil.

Os professores têm mais agilidade nos lançamentos. Dessa forma, ele pode conferir as informações, sem perder em produtividade. Não há rasuras, não há dados ilegíveis e a secretaria pode acompanhar cada lançamento. Tais possibilidades ajudam a diminuir drasticamente a incidência de falhas humanas.

Integração de informações

Um diário impresso era apenas um diário. Os demais dados quanto ao cadastro e situação financeira do aluno eram coordenados exclusivamente pela secretaria. O professor ficava responsável apenas por entregar o diário ao final do ano letivo. Só então os dados eram confrontados, para se ter uma ideia geral da situação do aluno.

Com o diário on-line, as informações de notas e faltas podem ser integradas com os demais dados registrados no sistema de gestão escolar. Dessa forma, tanto a secretaria quanto os pais podem acompanhar mais de perto o desempenho do aluno durante o período. Os dados integrados permitem um atendimento mais personalizado e a comunicação direta com pais e responsáveis. Isso ajuda a construir um relacionamento de confiança entre as partes envolvidas e, consequentemente, impacta na retenção e até mesmo na captação de alunos.

Geração de relatórios de desempenho

O desempenho de um aluno pode ser medido aos poucos, à medida que ele avança no ano letivo. O diário escolar on-line facilita esse acompanhamento. Relatórios de desempenho podem ser gerados a qualquer momento do ano letivo, de modo a acompanhar a evolução dos alunos. Dessa forma, qualquer alteração nos padrões de notas, faltas ou comportamento pode ser investigada.

Perceber que um aluno sofreu decadência nas notas ou está prestes a reprovar por faltas ao final do ano letivo é um grande problema. Muitas vezes, quando identificadas tais situações, não há mais meios de revertê-las e o aluno acaba caindo na reprovação. Os relatórios periódicos, por sua vez, permitem um acompanhamento no tempo em que algo ainda pode ser feito para que o aluno acompanhe os conteúdos ministrados.

Avaliação de todos

Se o diário escolar on-line permite uma avaliação dos alunos durante o ano letivo, arriscaria dizer que ele também representa uma importante ferramenta de avaliação dos professores. Isso porque, em uma classe na qual a maioria dos alunos apresenta mau desempenho, pode ser que haja incompatibilidades quanto à metodologia ou didática empregadas pelo professor. Essa situação é diferente da incidência de alguns alunos abaixo da média, o que pode ser considerado absolutamente normal.

É claro que não é possível pré-julgar a conduta do professor com base apenas nas notas dos alunos, mas essa situação deve servir de alerta para que outras questões também sejam avaliadas. O principal objetivo deve ser sempre buscar a solução para o problema instaurado. Pais que podem acompanhar a situação de seus filhos na escola também se sentem mais satisfeitos e isso ajuda a construir uma imagem positiva da sua instituição de ensino no mercado.

O diário on-line serviria, nesses termos, como uma ferramenta de avaliação dos alunos por parte do professor e da coordenação e/ou diretoria e da escola por parte dos pais e responsáveis. Trata-se de uma ótima maneira de integração, visto que o objetivo de todos esses polos é um só: o aprendizado e a evolução do aluno.

Facilidade no acesso

Um diário de classe on-line pode ser acessado de qualquer lugar. Quando não consegue atualizá-lo logo após a aula por qualquer motivo, o professor pode fazê-lo até mesmo de casa (ou do seu celular durante o trajeto de volta para casa), bastando que para isso ele conte com um login e senha de acesso e esteja com um dispositivo conectado à internet.

Secretaria e direção também podem consultar os dados a qualquer momento, de qualquer lugar. Isso facilita o trabalho de todos, já que acessar os dados do aluno não pressupõe uma obrigatoriedade de deslocar-se até a escola para ter acesso ao diário de papel. Na falta de um professor, por exemplo, a coordenação tem a possibilidade de atualizar o diário, até mesmo para colocá-lo a par do que houve na aula em que ele não pôde comparecer. Tal questão é importante para que o trabalho com os alunos aconteça realmente de forma fluida.

O diário escolar on-line é, portanto um grande avanço que você pode implantar em sua escola. A partir do seu uso, algumas funções tendem a ser otimizadas, favorecendo a produtividade de todos os seus colaboradores, desde os professores até o pessoal da secretaria. Quando o professor gasta menos tempo com preenchimento de burocracias, sobra mais espaço para planejar aulas interessantes, que realmente atraiam a atenção dos alunos. O mesmo podemos dizer do pessoal da secretaria na atualização e integração de dados.

E então? Este post ajudou você a entender o quanto a tecnologia pode ajudar a sua escola? As informações foram úteis para você de alguma forma? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook e Instagram!

Noticia publicada no site ESCOLA WEB, em 06/05/2019, no endereço eletrônico: https://www.escolaweb.com.br/blog/artigos/por-que-investir-em-um-diario-escolar-on-line/


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados