Bolsonaro diz que assinará nomeação da primeira mulher como reitora da UFRJ

G1 • 21 de maio de 2019

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (20) que vai assinar a nomeação de Denise Pires de Carvalho como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Será a primeira vez que uma mulher comandará a Reitoria da UFRJ, que completará 100 anos em 2020.

A professora foi indicada após consulta eleitoral em abril na comunidade universitária, que enviou uma lista tríplice ao Governo Federal.

"Hoje devo assinar aqui [no Rio] o nome da nova reitora da universidade, a UFRJ. Tomei conhecimento a respeito dela, da lista tríplice, é a pessoa adequada. Já falei que é 'reitora', então já dei a dica de quem é. Agora sou 'homemfóbico'", disse Bolsonaro.

A afirmação foi feita durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Industrial na sede da Firjan, no Rio de Janeiro. A confirmação da indicação acadêmica para a reitoria é tradição desde governos anteriores, mas não é uma obrigação legal.

“A gente precisa aguardar a publicação no Diário Oficial. Eu já recebi mensagem do Brasil inteiro comemorando, muito feliz. Eu sou muito pé no chão. Uma vez a nomeação publicada, vou ficar muito feliz”, disse Denise Carvalho Pires.

Perfil

Denise Pires Carvalho foi escolhida pela comunidade acadêmica em primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos, e confirmada pelo colégio eleitoral da instituição. Ela é professora do Instituto de Biofísica (IBCCF) da UFRJ, leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia.

Foi orientadora na turma fora de sede da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e no mestrado profissional da UFRJ para formação científica de professores de Biologia. Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF/UFRJ.

Tem pós-doutorado pelo Hôpital de Bicêtre (Paris) e pelo Universitá Degli Studi di Napoli (Itália). Já foi diretora e vice-diretora do IBCCF/UFRJ, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1/UFRJ), além de diretora adjunta de graduação e pós-graduação.

Junto com o nome de Denise, foi indicado pela chapa 10 (#ufrjvaiserdiferente) o nome de Carlos Frederico Leão Rocha para vice-reitor. Ele é professor associado do Instituto de Economia (IE). É pesquisador na área de Economia Industrial e da Inovação e atua no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRJ.

Graduado em Ciências Econômicas, é mestre e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia, sendo as três formações pela UFRJ. Tem pós-doutorado pela Università degli Studi di Siena (Itália) e pelo Institute for High Technology - Universidade das Nações Unidas (Holanda). Foi diretor do IE/UFRJ e vice-presidente da Adufrj, associação de docentes da Universidade. Além disso, atuou como membro do Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ e representante do Conselho de Ensino para Graduados (Cepg).

Noticia publicada no site GI GLOBO, em 20/05/2019, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/05/20/bolsonaro-diz-que-assinara-nomeacao-da-primeira-mulher-reitora-da-ufrj.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados