Novas abordagens para educação

ADMINISTRADORES • 03 de junho de 2019

A aprendizagem linear - com o conhecimento teórico sobrevalorizado - não é mais a melhor maneira de proporcionar aos alunos as habilidades que precisam para a vida profissional

As soluções convencionais não serão suficientes para lidar com novas questões enfrentadas pelo mercado global de educação. As demandas de um mercado de trabalho imprevisível, com a automação ameaçando muitas profissões tradicionais, reforçam a tese de que as escolas e universidades devem repensar a educação que oferecem. Quando o uso de conhecimentos específicos na tomada de decisões se torna cada vez mais importante para os empregadores, a aprendizagem linear - com o conhecimento teórico sobrevalorizado - não é mais a melhor maneira de proporcionar aos alunos as habilidades que precisam para a vida profissional.

Ao invés de priorizar o desenvolvimento de competências que podem (e, em última análise, serão) comoditizadas, os professores precisam lançar as bases que encorajem o desenvolvimento de uma mentalidade multisciente.

Uma abordagem holística para a mudança

Assim, ao invés de buscar soluções convencionais para a crise da educação, organizações como a UNESCO estão promovendo novas abordagens. Reconhecendo que a escolaridade tradicional é apenas uma parte da preparação dos jovens para trabalharem e viverem num cenário cada vez mais digital, a UNESCO sugere aos educadores olhar de forma mais holística para a experiência de ensino e aprendizagem.

A organização prioriza quatro pilares da aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Esta abordagem para a educação vai além da sala de aula e desenvolve as competências e os conhecimentos necessários à aprendizagem ao longo da vida.

Com base nesses princípios orientadores, os educadores em todo o mundo devem priorizar quatro áreas principais a fim de oferecer a melhor e mais atraente experiência educacional.

1. Cidadania digital

Todas as etapas do ensino têm um papel fundamental na preparação dos jovens para participarem de um cenário onde a tecnologia e a convergência de mídias é crescente.

Assim como as disciplinas tradicionais proporcionam aos jovens os conhecimentos e habilidades para compreenderem o mundo - o que inclui história, geografia, religiões, línguas e ciências - a educação também deve proporcionar conhecimentos para o mundo digital.

2. Foco no conhecimento prático

Priorizar a aplicação do conhecimento e do pensamento crítico é uma mudança pedagógica significativa, deixando de lado a aprendizagem puramente teórica. A capacidade de resolver problemas reais é fundamental para o desenvolvimento das habilidades necessárias na vida profissional. Esse tipo de abordagem tem um papel importante não apenas para o sucesso da carreira individual, mas também para as empresas, indústrias e setores econômicos.

3. Uma abordagem mais colaborativa para a educação

Quando os alunos trabalham juntos, o desempenho melhora. Mas colaboração é mais do que proporcionar fóruns e feedback on-line aos alunos. Significa ajudar os jovens a aprenderem sobre convívio; estimular habilidades de comunicação que irão influenciar vários aspectos de suas vidas. Uma abordagem holística para a aprendizagem conectada combina a colaboração entre os estudantes, aprendizado em grupo e a colaboração entre pais e professores.

4. Novas maneiras de medir

Assim como os educadores precisam fornecer uma educação mais completa, eles também devem adotar uma abordagem diferente para a mensuração, avaliando muito mais do que os aspectos acadêmicos. Assim como no mundo dos negócios, é importante aproveitar a vasta quantidade de dados na educação. As informações podem ajudar os educadores a avaliar o comportamento dos alunos, os conteúdos que de fato estão sendo consumidos e onde os alunos estão tendo dificuldades. O uso dos dados permite aos professores personalizar o aprendizado, agregando ainda mais valor.

O papel fundamental da tecnologia

Encarar esses desafios não será fácil, e a pressão para oferecer novos modelos de educação significa que serão necessários novos métodos de entrega. O uso da tecnologia para ajudar na entrega de uma experiência de educação envolvente e motivadora não é mais um luxo, tornou-se uma necessidade. Elas podem ajudar as instituições a adaptar o modelo pedagógico e oferecer uma abordagem flexível, moderna e centrada no aluno.

O mais importante é que esses novos desafios exigem que todos trabalhemos juntos. Hoje, mais do que nunca, professores, pais, governos, financiadores, tecnólogos e estudantes devem se unir para trocar experiências e resolver de forma colaborativa os maiores desafios que a educação já teve que enfrentar.

*Lars Janér é Diretor para a América Latina da Instructure, empresa norte-americana criadora do software para aprendizagem Canvas LMS.

Noticia publicada no site ADMINISTRADORES.COM, em 03/06/2019, no endereço eletrônico: https://administradores.com.br/noticias/novas-abordagens-para-educacao


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