Interesse pelo curso superior EAD aumenta no Brasil

EM NACIONAL • 18 de junho de 2019

Conciliar trabalho, filhos, afazeres pessoais, entre outros compromissos mais a responsabilidade de fazer um curso superior, não é tarefa fácil. Mas essa barreira vem deixando de existir com a possibilidade de cursar uma graduação ou pós-graduação na modalidade EAD. E essa opção já chega a quase 2 milhões de matrículas, o que representa 21% do total do ensino superior do país conforme o último Censo de Educação Superior.

Assim como a demanda é crescente, a oferta de faculdades a distância também. Nos últimos quatro anos, o número de polos saltou de quase 5 mil para mais de 15 mil. A tendência é aumentar ainda mais o interesse pela modalidade, mas antes de efetuar matrícula vale conhecer o próprio perfil como estudante e observar se terá vantagem ou desvantagem investindo na modalidade de educação à distância.

Entre as vantagens, o estudante organizar o próprio tempo podendo conciliar afazeres, como trabalho e estudo, além de não ser necessário o deslocamento todos os dias para à faculdade. Por conta das multiplataformas de acesso à web, o estudo também pode ser feito em dispositivos móveis. Já quanto às desvantagens, depende do aluno organizar seus horários de dedicação às aulas a distância e da disponibilidade e interesse pelos estudos. O aluno possui total autonomia se responsabilizando pelo objetivo a ser atingido.

Quem está muito satisfeita por fazer uma graduação a distância é Alana da Costa que curs
a Pedagogia na Unopar EAD. Por ter uma rotina muito corrida, nem tentou a modalidade presencial e optou de primeira por um curso a distância. "Devido ao meu trabalho, não teria como frequentar um curso na modalidade presencial. Estou gostando da experiência EAD e o curso está sendo muito proveitoso", pontua Alana prestes a iniciar o segundo semestre.

A agente de prevenção e perda, Rita de Cássia Balbino, estuda
Gestão da Segurança Privada na Cruzeiro do Sul EAD. Ela escolheu a modalidade EAD pela flexibilidade e a pela comodidade. "Escolhi por ter uma rotina dinâmica de trabalho e, por conta disso, de ter pouco tempo para estudar. Me identifico com curso porque trabalho com segurança patrimonial e também sou técnica em segurança do trabalho", explica Rita.

As duas estudantes são bolsistas do Educa Mais Brasil. Além de poder encaixar o curso a distância às suas rotinas, encontraram no programa de bolsas de estudo uma oportunidade de tornar realidade a formação na profissão tão sonhada. No site do programa, parceiro do
Portal UAI é possível consultar as bolsas de estudo disponíveis e se inscrever gratuitamente.

Noticia publicada no site EM NACIONAL, em 18/06/2019, no endereço eletrônico:

https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2019/06/18/internas_educacao,1062906/interesse-pelo-curso-superior-ead-aumenta-no-brasil.shtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados