Ibope atesta: Brasil repudia ataques de Bolsonaro à educação

Brasil 247 • 28 de junho de 2019

A pesquisa CNI/Ibope, divulgada na quinta-feira (27), apontou um aumento significativo da desaprovação das políticas do governo para a educação. O percentual subiu de 44% para 54% de abril para junho. A área era a segunda mais bem avaliada até então e caiu para a quinta posição, após o ministro Abraham Weintraub (Educação) anunciar o bloqueio de verbas para a área principalmente em universidades onde há o que ele chamou de "balbúrdia", com eventos impróprios par ao ambiente acadêmico, como protestos político-partidários.

A declaração do chefe do MEC levou milhares de pessoas a irem para as ruas em protesto, no dia 15 de maio, em mais de 200 cidades nos 26 estados do país e no Distrito Federal.

A avaliação negativa dos eleitores sobre a educação pode aumentar ainda mais com a PEC do Teto dos Gastos, aprovada no governo Michel Temer e apoiada por Bolsonaro. A proposta congela os investimentos públicos por 20 anos. De acordo com o projeto, o investimento de um ano deve ser equivalente ao do ano anterior, corrigido pela inflação.

Nesses seis meses de governo, o Ministério da Educação já teve uma troca de comando: saiu o colombian Ricardo Vélez Rodriguez e entrou Weintraub. A pasta também foi a que teve mais substituições no segundo escalão. Foram dez ao todo. No Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que organiza o Enem, dois presidentes foram demitidos.

De acordo com o levantamento, a avaliação sobre os impostos teve o pior percentual, com 61% de reprovação, seguido pela taxa de juros, com 59%. A saúde teve 56% de desaprovação, seguida de combate ao desemprego, com 55%.

Noticia publicada no site BRASIL 247, em 28/06/2019, no endereço eletrônico: https://www.brasil247.com/brasil/ibope-atesta-brasil-repudia-ataques-de-bolsonaro-a-educacao


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados