MEC chama reitores de federais para propor novo modelo de financiamento

O GLOBO • 15 de julho de 2019

O Ministério da Educação (MEC) convocou reitores e pró-reitores de planejamento das universidades federais do país para uma reunião na próxima semana para apresentar uma proposta para "aumentar a autonomia financeira" das instituições.

A pasta ainda não deu muitos detalhes aos convidados, no entanto, sobre quais serão os pontos específicos abordados, mas pessoas ligadas ao setor afirmam que o MEC pretende reduzir a participação da pasta no financiamento, estimulando as universidades a captarem fontes alternativas de recurso, como estimular cursos MBA que possam ser cobrados.

Na quinta-feira, ao anunciar o plano da pasta para a Educação Básica, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que lançaria "um projeto para reformular e libertar as universidades federais, para que elas atinjam o mesmo desempenho dos países de ponta, no mundo".

A relação de Weintraub com as instituições federais é ruim desde o início de sua gestão, quando o ministro afirmou em entrevista que cortaria recursos de instituições que, nas suas palavras, promovessem "balbúrdia". A crise se agravou quando o governo anunciou um bloqueio de R$7,4 bilhões na Educação, e cerca de 30% do orçamento discricionário das federais foi atingido.

Segundo o governo, as despesas discricionárias correspondem a 20% do orçamento total das universidades — foi sobre esses 20%, portanto, que o MEC aplicou um bloqueio de 30%, o que correspondeu a R$ 1,7 bilhão congelados até que a economia melhore, como argumentou Weintraub.

Noticia publicada no site O GLOBO, em 12/07/2019, no endereço eletrônico: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/mec-chama-reitores-de-federais-para-propor-novo-modelo-de-financiamento-23804681


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados