Secretário lamenta greve na Educação e cita falta de verba para pagar lei da Dobra

RD News • 29 de julho de 2019

Conhecedor dos dois lados da moeda, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, fica dividido quando se trata da greve dos servidores da Educação, que completa 63 dias neste domingo (27).

Professor, o deputado licenciado para integrar o staff do governador Mauro Mendes (DEM), diz estar entristecido com a paralisação e com a falta de recursos do Estado para cumprir a lei de carreira cobrada pelos educadores.

“O Estado está em situação econômica difícil. Existem sérias dificuldades para o pagamento dos fornecedores do passado e os atuais. O governo já atendeu a grande parte das reivindicações, mas infelizmente não consegue pagar a nossa lei de carreira, a lei da Dobra”, avalia.

Kardec, por sua vez, defende o chefe do Executivo. Justifica que Mauro já garantiu o pagamento da licença-prêmio, de um terço de férias para os contratados, assim como o pagamento da hora atividade para os interinos, além da assiduidade do repasse para merenda e transporte. A principal reivindicação dos servidores é o cumprimento da Lei Complementar 510, que garante aumento de 7,69% até 2023. A Assembleia chegou a propor que o pagamento fosse feito de forma parcelada, mas o Executivo rejeitou. Mauro alega que, se cumprir a legislação estadual, vai desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O secretário aponta que o Palácio Paiaguás está se esforçando para encontrar uma solução para a greve e que, apesar de acompanhar a situação, a decisão é de competência da equipe econômica. Por enquanto, não há perspectiva de uma solução para o impasse.

Notícia publicada no site RD NEWS, em 28/07/2019, no endereço eletrônico: https://bit.ly/2MmjVck


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados