UFSCar tem 84 bolsas de mestrado e doutorado cortadas em 2019

G1 • 13 de setembro de 2019

Universidade também teve R$ 18 milhões destinados ao orçamento de manutenção bloqueados.


84 bolsas de mestrado e doutorado de novos alunos são cortadas na UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) teve 84 bolsas de pesquisa para novos alunos cortadas pelo Ministério da Educação em 2019. A universidade ainda teve verbas bloqueadas e precisou reduzir custos.

As bolsas eram concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma agência do governo federal para o financiamento de pesquisa no Brasil. Das bolsas cortadas, 57 são de mestrado e 27 de doutorado.

6.980 trabalhos publicados

A UFSCar é uma das instituições de ensino superior que mais contribuem para a ciência no Brasil, nos últimos cinco anos, foram 6.980 trabalhos publicados. Mas se o bloqueio de verbas continuar, essa produção científica pode cair.

“A curto prazo tem um impacto direto para novos estudantes e para a própria universidade, diante das suas demandas e do seu crescimento. Mas em médio e longo prazos, se esse tipo de contingenciamento de bolsas continua, o próprio país vai ter problemas no desenvolvimento de novas pesquisas”, alertou a reitora Wanda Hoffmann.


Legenda — Foto: Divulgação FAI UFSCar

Na quarta-feira (11), o Ministério da Educação voltou atrás e anunciou que irá disponibilizar 3.182 bolsas das 5.613 que haviam sido congeladas para 2.020.

Orçamento menor

Não foram apenas as bolsas de pesquisa que sofreram cortes. Em março, o governo federal anunciou o bloqueio de R$ 18 milhões – o equivalente a 30% - da verba de custeio da universidade, que é usada para a manutenção do campus e em programas de assistência estudantil.

De acordo com a reitoria, durante o ano, o governo liberou parte da verba contingenciada, mas não o suficiente para manter as despesas e a universidade precisou fazer cortes.

“De um ano para o outro nós diminuímos o contrato com terceirizados em 17%. Isso é um desafio e o esforço nosso é readequar o trabalho desses terceirizados para não ter perdas nesse processo de manutenção”, afirmou Wanda.

Notícia publicada no site G1.COM, em 12/09/2019, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/09/12/ufscar-tem-84-bolsas-de-mestrado-e-doutorado-cortadas-em-2019.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados