Inteligência artificial na Educação

CIEB • 31 de outubro de 2019

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Quando se fala em Inteligência Artificial (IA), uma das primeiras imagens que vêm à cabeça das pessoas é a figura de um robô. Apesar dessa forte associação, a IA vai muito além da robótica e já está mais disseminada do que se imagina. Quando utilizada na área de Educação, no apoio ao processo de ensino e aprendizagem, o papel é de grande impacto.

A Nota Técnica #16 traz uma análise da IA como tecnologia emergente, suas potenciais contribuições para a educação e referenciais para implementação no setor. O estudo foi elaborado partir de uma consultoria contratada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) do Prof. Dr.º Seiji Isotani, da Universidade de São Paulo (USP), e do Prof. Dr.º Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A IA na Educação (IAED) agrega duas grandes áreas. Uma é a Ciência da Computação. A outra é a Ciências da Aprendizagem, pouco conhecida no Brasil, que reúne diferentes campos do conhecimento, como psicologia, ciência cognitiva, antropologia, linguística, neurociência (entre outras), com o objetivo de ter uma visão ampla, sob diferentes perspectivas, do processo de ensino e aprendizagem.

Neste contexto, a IAED tem dois objetivos fundamentais:

  1. Objetivo Educacional: compreender de maneira mais profunda e detalhada como e quando a aprendizagem realmente ocorre, fornecendo subsídios para melhorar as práticas educacionais/ instrucionais.

  1. Objetivo Tecnológico: promover o desenvolvimento de ambientes adaptativos de aprendizagem mais flexíveis, inclusivos, personalizados, envolventes e eficazes.

Assim, da mesma forma como definimos IA, podemos definir a IAED como um sistema de computador projetado para interagir com o ecossistema educacional (atores, recursos, visões pedagógicas etc.), por meio de capacidades e comportamentos inteligentes (utilizando algoritmos ou técnicas provindas da área de IA), para entender e encontrar soluções de problemas educacionais complexos que eram então compreendidos e resolvidos essencialmente por humanos.

Dessa forma, o espectro do uso da IA na Educação compreende:

– Entender o fenômeno para apoiar a tomada de decisão pedagógica

– Atuar no ambiente para promover os objetivos educacionais

– Retroalimentar o sistema com vistas a melhorar as duas ações anteriores

Notícia publicada pelo CIEB, em 30/10/2019, no endereço eletrônico: http://cieb.net.br/inteligencia-artificial-na-educacao/


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