Raio X da escolas do Brasil: nota técnica

G1 • 04 de novembro de 2019

Resultado de imagem para RAIO X EDUCAÇÃO

O G1 lançou, em outubro de 2019, uma ferramenta exclusiva que reúne informações sobre todas as escolas do país. São dados referentes às mais de 180 mil unidades de ensino fundamental e médio em território nacional.

Os dados utilizados na ferramenta são os do Censo Escolar (2018), do Enem (2018), do Ideb (2017) e do Saeb (2017) – os mais atualizados disponíveis, todos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Depois do lançamento da página, algumas escolas entraram em contato com o G1 para dizer que parte das informações está defasada ou discrepante, principalmente as relacionadas à infraestrutura.

O Censo Escolar, que reúne essas informações, no entanto, é feito com base nas informações prestadas pelas próprias unidades de ensino.

O período de coleta, digitação e exportação dos dados ocorreu de 30 de maio a 31 de julho de 2018. Segundo o Inep, essa etapa é de responsabilidade dos diretores ou responsáveis pela escola e dos gestores das redes de ensino. “Após a divulgação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, o sistema Educacenso é reaberto por mais 30 dias para conferência e correção das informações prestadas.”

Em dezembro, o Inep encaminhou os dados resultantes das correções e verificações do Censo Escolar 2018 ao Ministério da Educação para publicação final no Diário Oficial. A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados ocorreu em janeiro.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira, segundo o Inep, que coordena o levantamento, realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O Censo Escolar é anual. O de 2019 teve como período de coleta 29 de maio a 31 de julho deste ano. A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados do Censo Escolar está marcada para 31 de janeiro de 2020.

Uma portaria publicada no Diário Oficial definiu todo o cronograma de coleta, verificação, correção e publicação. A portaria determina em seu artigo 3º: “Após a publicação final dos dados declarados ao Censo Escolar da Educação Básica no Diário Oficial da União, as informações do Censo passam a figurar como estatísticas oficiais da educação básica, não sendo possível realizar qualquer alteração nos dados”.

Apesar disso, escolas têm reclamado de informações contidas na base. Veja o que dizem as escolas que entraram em contato com o G1:

SANTA URSULA RIBEIRAO PRETO EI EF EM INSTITUTO (Ribeirão Preto-SP)

"Estão divulgando algumas informações que não são verdadeiras no site do G1, sobre o Raio X das Escolas do Brasil, por isso gostaria de verificar com vocês qual é a base de dados e como faço para proceder nesse caso, pois as informações podem prejudicar a imagem do Instituto Santa Úrsula. Já fizemos o contato com a Diretoria Regional da Educação e, segundo eles, não foram os responsáveis por passar aquelas informações. Por exemplo, no site diz que não temos laboratório de ciências, nós temos três laboratórios, diz que não temos instalações para deficientes físicos, a Escola é toda estruturada para os deficientes e a gente faz questão de seguir toda a legislação nacional e pra finalizar, diz que cerca de oitenta e nove porcento dos professores finalizaram a universidade, quando, na verdade todos os nossos professores são graduados."

ESCOLA CONCEPT (São Paulo-SP)

"Sou assessora de imprensa da escola Concept de São Paulo e vimos que a Concept está listada no especial de Raio X do G1, mas algumas informações não estão corretas.

O que nos parece é que as fontes oficiais consultadas também estão com os dados desatualizados da escola, e por isso vamos fazer a correção nos órgãos, mas peço a gentileza do ajuste também no levantamento do G1. É possível?

Abaixo seguem os dados que precisam ser modificados:

http://especiais.g1.globo.com/educacao/raio-x-das-escolas-do-brasil/#/page/?estado=35&cidade=3550308&escola=35004991

Média de alunos por turma: 20

- Professores com ensino superior: 100%.

Informação a título de conhecimento: além de todo corpo docente possuir Ensino Superior, 100% têm pós-graduação ou mestrado.

- Laboratório de informática: “Sim”.

Informação a título de conhecimento: a escola conta com espaço maker, onde os alunos têm à disposição, por exemplo, impressoras 3D, cortadoras a laser, entre outras tecnologias. Os iPads e notebooks são de uso pessoal dos estudantes, não restrito a um laboratório.

- Biblioteca

Substituir “Não” por “Sim”.

Informação a título de conhecimento: a Concept dispõe de uma biblioteca bilíngue inglês-português de 520m², com cerca de 12.000 títulos.

- Sala de leitura

Substituir “Não” por “Sim”.

Informação a título de conhecimento: dentro da biblioteca da escola há, sim, espaços de leitura. Inclusive, a Concept participa do projeto mundial "Um milhão de minutos de leitura". Todos os dias, a partir das 8h da manhã, os alunos têm 15 minutos reservados para leitura.

- Parque infantil

Substituir “Não” por “Sim”.

Informação a título de conhecimento: a Concept possui seis parques, quatro externos e dois internos. A área externa conta com um jardim com mais de 5.000 m² de área de verde, com espécies como Pau Brasil e dez tipos de árvores frutíferas, uma casa na árvore e um pátio com desafios motores e parede de escalada, chamado de "skate park".

- Dependências para deficientes

Substituir “Não” por “Sim”.

Informação a título de conhecimento: a Concept segue rigorosamente as normas voltadas às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais."

BENTO BENEDINI COLEGIO (Ribeirão Preto-SP)

"Somos do Colégio Bento Benedini – Ribeirão Preto e vimos o site Raio X das escolas criado pelo G1.

Ao acessar as nossas informações, vimos que não consta que temos laboratório de Ciência e nem dependências com acessibilidade.

Gostaríamos de saber a fonte dessas informações e se vocês podem corrigir essas informações que estão incorretas.

Pois temos tanto laboratório com todos os equipamentos para aulas de física, química e matemática, quanto acessibilidade no Colégio todo, com elevador, piso tátil, rampas e banheiros adaptados."

CENTRO EDUCACIONAL SECULO (Manaus-AM)

"Estamos cientes do especial "Raio X das escolas do Brasil" e gostaríamos de solicitar o ajuste de alguns dados referentes ao Centro Educacional Século, expostos de modo errôneo.

Ajuste 1:

Nossa média de alunos por turma é de 15 alunos, ao invés de 9,5.

Ajuste 2:

Nosso índice de professores com ensino superior é de 100%, ao invés de 77,14% como exposto.

Inclusive, por se tratar da primeira Escola de Referência Google For Education na Região Norte, é imprescindível a formação constante dos professores, inclusive com a primeira 1.ª turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Google For Education, em parceria com a Nuvem Mestra. Ainda conta com diversos professores mestres ou mestrandos e 2 doutorandos.

Portanto, exigimos a correção destes dados, além da retratação.

Para mais informações, matérias e dados sobre a nossa escola, estou a disposição para fornecer o que for necessário."

COLEGIO EDUCAR BRASIL RIO VERDE LTDA - ME (Rio Verde-GO)

"Sou secretaria do Colégio Educar Brasil Rio Verde, de Rio Verde/GO, gostaria de verificar sobre o índices de educação, achei muita baixa a nossa porcentagem. E conferi no Censo Escolar e todos os nossos professores tem Ensino Superior."

NOTRE DAME RAINHA DOS APOSTOLOS COLEGIO (São Paulo-SP)

"Sou representante do Notre Dame Rainha dos Apóstolos Colégio e na página Raio-x das escolas no Brasil, que fica no site G1, as informações que constam sobre o nosso colégio não correspondem com a realidade, pois todos os itens, excetuando o "dependências para deficientes físicos", que constam que não possuímos, como laboratório de ciências, sala de leitura e quadra de esportes, nós temos sim."

SHALOM COLEGIO (Fortaleza-CE)

"Sou advogada do Colégio Shalom, que fica localizado em Fortaleza, Ceará, o G1 exibiu o raio -x das escolas do Brasil e foi informado que o Shalom Colégio tem 42% dos professores com nível superior, essa informação está incorreta. Verifiquei que a fonte das informações é o INEP, mas não encontrei essas informações com instituto. Quero solicitar a retificação da matéria."

ESCOLA ISRAELITA BRASILEIRA ELIEZER STEINBARG MAX NORDAU (Rio de Janeiro -RJ)

"Sou coordenadora de Comunicação da Escola Eliezer Max, aqui no Rio de Janeiro.

Gostaria de pedir sua ajuda com uma questão na ferramenta Raio-X das Escolas. Na ferramenta, ao digitar "Eliezer" na busca, aparecem dois resultados para a nossa escola (Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg Max Nordau). Um deles está certinho e o outro está quase sem informações ou com informações erradas.

Provável que o erro seja de inscrição no censo escolar, mas queria te pedir para excluir esse cadastro que está sem informações da ferramenta, pq eu gostaria de divulgar o link da página nas nossas redes e pode gerar desinformação entre as famílias da escola."

ITACA COLEGIO (São Paulo-SP)

"Relativo à reportagem e ferramenta de busca acima, amplamente divulgada pelo G1, precisamos esclarecer e solicitar correção sobre os seguintes tópicos divulgados sem confirmação junto ao Colégio, prejudicando grandemente nossa imagem, tendo em vista a penetração e credibilidade que esse veículo possui, junto aos seus leitores fieis e ocasionais. Esclarecemos que:

1.Temos laboratório que grandemente utilizado na formação de nossos alunos, contempla as Ciências (física, química, biologia) É um dos orgulhos do Colégio. A produção de nossos alunos via as aulas práticas.

2.Temos espaço maker, um laboratório montado com todos os recursos para uso de nossos alunos. Lab Fab, como o chamamos.

3.100% de nossos professores têm graduação superior e mais de 50% tem mestrado e/ou doutorado. Nosso sistema de admissão é criterioso e exigente na qualificação de nossos profissionais de um modo geral e muito restrito em relação a formação de nosso corpo docente.

4.Temos uma elogiada Biblioteca e cantos de leitura montados especialmente para atender todas as faixas etárias.

5.Temos refeitório.

Consideramos improcedente a publicação de dados da estrutura da escola sem uma checagem adequada. Uma atitude que não está à altura do compromisso da Globo com seus leitores e ouvintes.

Pedimos que regularizem sua base de dados e divulguem a correção em atendimento aos nossos esclarecimentos. Pedimos também e entendo ser nosso direito, que procedam às correções e abram um espaço para desfazer o mal feito um tanto inconsequente que fizeram com a imagem do Colégio Ítaca. Somos uma escola cuidadosa que desde a instituição do ENEM tem se classificado entre as melhores do pais, entre as melhores do estado e entre as primeiras da cidade de São Paulo. Nosso site www.itaca.com.br traz muitas informações sobre nosso trabalho e estrutura física podendo ser consultado para confirmação do que usariam para construir sua ferramenta."

Notícia publicada no site G1, no dia 31/10/2019, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/10/31/raio-x-da-escolas-do-brasil-nota-tecnica.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados