Com maior flexibilidade, modalidade EAD oportuniza ensino superior para mais pessoas

TERRA • 19 de novembro de 2019

Começar um curso superior com uma bolsa de estudo de até 100% é o sonho de muitos estudantes. Foi isso que aconteceu com a supervisora de negócios de telefonia e tecnologia, Chauana Machado Prestes, que está estudando jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Ela conseguiu o benefício ao participar do Vestibular de Bolsas, um processo seletivo que além de classificar para a graduação a distância, também oferece 50 bolsas de estudos para os mais bem colocados na prova.

"A bolsa foi um superincentivo, pois me possibilitou um valor que é possível investir", relata Chauana. Ela conta que escolheu estudar no EAD pela questão de tempo, pois trabalha o dia todo e precisava da flexibilidade de horários que a modalidade oferece. Aos 25 anos, ela está muito animada com o curso e cheia de expectativas. "A comunicação é incrível, não vejo a hora de começar minha carreira. Minha expectativa é de entregar com qualidade todos os desafios lançados, e logo poder trabalhar no rádio, que tanto amo", comenta a estudante.

A UCPEL está com as inscrições abertas para o Vestibular de Bolsas para quem pretende começar a estudar no próximo semestre. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente pelo site. A prova acontecerá no dia 30 de novembro, sendo que quanto melhor a nota obtida pelo candidato, maior o desconto.

Assim como no caso de Chauana, o EAD oportuniza ensino superior com flexibilidade para muitas pessoas. Dados do Ministério da Educação revelam que 1 a cada 5 estudantes de ensino superior estão em cursos a distância. De 2016 para 2017, quando foi feito o último Censo da Educação Superior, houve um crescimento de 27% nas matrículas para graduações EAD. No Rio Grande do Sul foi ainda maior, com 34% de aumento. A flexibilidade e as mensalidades mais baixas podem ser fatores que influenciam esse aumento de interesse pelos cursos a distância.

Mas existem também outras pessoas que se beneficiam da educação a distância. Shana Correa da Cruz de 33 anos está grávida e precisou mudar de cidade. Assim, ela teve que trancar o curso presencial de pedagogia que fazia, mas viu no EAD a oportunidade de continuar. Conseguiu 10% de desconto no Vestibular de Bolsas para o curso de pedagogia e está muito animada. "A bolsa é só de 10%, mas qualquer desconto sempre é um incentivo, certamente. Estou bem animada, pois já atuo como professora há um tempo, então estou louca pra me formar", relata.

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, Gabriela de Castro, esclarece que a diferença entre EAD e presencial é apenas o tempo em sala de aula, mas que o ensino e aprendizagem têm a mesma qualidade. "A qualidade dos materiais é garantida por uma equipe multidisciplinar que desenvolve os conteúdos, além disso o aluno tem encontros com os mesmos professores dos cursos presenciais", diz ela. A coordenadora comenta ainda que na UCPel o estudante tem direito a todos os benefícios da Universidade, acesso a todos os espaços físicos e aos eventos promovidos pela instituição.

Sobre o Vestibular de Bolsas

A coordenadora explica que o Vestibular de Bolsas é uma forma de incentivar a educação e divulgar o ensino à distância "O objetivo do vestibular de bolsas é colocar em prática a missão e a visão da UCPel, contribuindo para o desenvolvimento local e regional, buscando integrar a sociedade ao ambiente universitário e mercado de trabalho", comenta.

A prova do Vestibular de Bolsas é composta de 30 questões objetivas e uma redação. O benefício é exclusivo para quem fizer a prova, vale para o primeiro semestre e não é cumulativo com outros descontos. O resultado será divulgado no site da UCPEL.

Conheça o EAD da UCPEL

A UCPEL oferece 21 cursos de graduação a distância, entre eles dois novos cursos semipresenciais: Estética e cosmética e Engenharia elétrica. Todos com qualidade de ensino igual a das graduações presenciais. O EAD UCPEL tem nota máxima no MEC (Ministério da Educação) e o diferencial está no fato das aulas serem ministradas por professores especialistas, mestres e doutores, em uma metodologia de ensino ativa que favorece o aprendizado do aluno.

Os conteúdos ficam online 24 horas por dia, o que faz do EAD ideal para quem precisa de flexibilidade para estudar. Fóruns e outros meios de comunicação podem ser utilizados para tirar dúvidas. Os estudantes dos cursos a distância têm, ainda, total acesso ao campus da Universidade Católica de Pelotas para aprofundarem seus conhecimentos e interagirem com professores, colegas e comunidade acadêmica.

Notícia publicda no site TERRA, em 18/11/2019, no endereço eletrônico: https://www.terra.com.br/noticias/dino/com-maior-flexibilidade-modalidade-ead-oportuniza-ensino-superior-para-mais-pessoas,cae47e40457312df9181f7392366bffcocghsh8c.html


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados