Seminário ABMES: Especialistas falam sobre transformação digital na Educação

ABMES • 04 de dezembro de 2019

A transformação digital na educação superior foi o assunto escolhido para encerrar o ano de 2019 da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O tema foi debatido em seminário especial realizado nesta terça-feira (03/12), na sede da Associação, em Brasília/DF.

Na ocasião, o gerente de negócios para Setor Público e Educação da Microsoft Brasil, Daniel Maia, apresentou um conjunto de soluções tecnológicas que podem ser implementadas em sala de aula para reduzir a evasão escolar e aumentar o aproveitamento das matérias, com o uso de tecnologias que permitem ao professor avaliar as habilidades cognitivas dos alunos em tempo real. Maia contou ainda que Microsoft pretende formar 25 mil profissionais em Inteligência Artificial no Brasil.

Em seguida, Hebert Mota, especialista em Marketing de Entretenimento, falou das oportunidades da indústria do entretenimento para o setor de educação. “O caminho do entretenimento no Brasil é um espaço gigantesco de oportunidades. São mais de 200 milhões de pessoas consumindo diversos produtos em diferentes mídias e plataformas. O Brasil não é mais somente o país do futebol”, afirmou Mota.

Com mais de 20 anos de experiência na área, Mota acredita que o segredo para o sucesso está maneira como as empresas comunicam e conectam seus projetos e objetivos com o mercado e as mídias.

Retrospectiva 2019
O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, fez uma breve retrospectiva pontuando as conquistas e inovações implantadas em 2019 pela Associação e destacou os desafios e oportunidades do setor para 2020.

À frente da entidade desde maio deste ano, Niskier ressaltou que, para além das ações de representatividade do setor no campo político e governamental, o desafio agora é a preparação para a ABMES 4.0, com a implementação dos chamados cinco I’s: Influência; Informação; Internacionalização; Inovação e Integração.

“Iniciamos um movimento de preparação para os desafios do futuro. São várias frentes de atuação. No campo da inovação, por exemplo, nos tornamos parceiros do projeto AcademIA, da Microsoft, voltado à capacitação gratuita em Inteligência Artificial para estudantes e profissionais já inseridos no mercado e começamos a estruturar um laboratório de inovação e criatividade em nossa sede, o LInC Lab”, explicou.

Cooperação Internacional
O seminário contou ainda com a assinatura de um Termo de Cooperação entre a ABMES e a Full Sail University, localizada na Flórida (EUA). Celso Niskier e Débora Guerra, vice-presidente da ABMES, assinaram o documento juntamente com a diretora do International Experience Center da Full Sail University no Brasil, Carol Olival. O objetivo é iniciar uma colaboração entre a universidade e todas as instituições associadas à ABMES, com foco em educação para habilidades e carreiras do futuro.

Notícia publicada no site ABMES, em 03/12/2019, no endereço eletrônico: http://abmes.org.br/noticias/detalhe/3590/seminario-abmes-especialistas-falam-sobre-transformacao-digital-na-educacao


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados