Como será o futuro da educação brasileira, em 2060, com dez milhões de jovens a menos?

O GLOBO • 05 de dezembro de 2019

Instituto Ayrton Senna oferece em estudo apresentado nesta quinta ideias para o setor, como salas com menos alunos e professores mais valorizados


Redes vão precisar de menos escolas Foto: Paula / Reprodução

Por: Bruno Alfano e Cassia Almeida

RIO — O Brasil terá, em 2060, dez milhões de jovens entre 0 e 14 anos a menos do que teve em 2018. Assim, de acordo com projeções do IBGE, haverá uma população nessa faixa etária de 33,6 milhões de crianças e adolescentes. Com base neste cenário e usando indicadores específicos, o Instituto Ayrton Senna apresenta hoje, em São Paulo, estudo na oficina “Enfrentando os desafios educacionais”, com propostas de ações e políticas públicas voltados para o ensino básico de cada um dos estados e o Distrito Federal.

O estudo foi comandado pelo economista-chefe do instituto, Ricardo Paes de Barros, também professor do Insper.

— Vamos oferecer opções para os secretários de Educação. Se há turmas com mais de 23 alunos, por exemplo, pode-se diminuir o tamanho delas com o objetivo de melhorar o aprendizado. A taxa de fecundidade vem caindo no país e há uma janela de oportunidade com o número menor de crianças — afirma Laura Machado, especialista de educação na cátedra do Instituto Ayrton Senna no Insper.

Viu isso? Comissão da Câmara convoca Weintraub para esclarecer acusação sobre plantações de maconha em universidades

Além do número e tamanho de turmas com projeções, o Instituto fez projeções a partir do estado dos prédios escolares e de seus equipamentos, da formação dos professores e de suas motivações.

Para Laura Machado, a política que dá mais resultado no aprendizado do aluno é o investimento no professor.

— Quanto mais o professor tiver experiência, melhor para o aluno, principalmente o mais vulnerável. (O ideal é) manter o professor dedicado exclusivamente a uma escola, para que ele tenha uma relação mais próxima com os alunos. Os professores se sentem pouco valorizados e (o crescimento na) carreira é fator de mobilidade social. Boa parte deles são filhos de pais que não concluíram o ensino médio e são os primeiros da família a cursar universidade. Ou seja, ao investir no professor vê-se esses dois lados.

Menos escolas

Laura Machado pontua, no entanto, que é preciso se levar em conta as disparidades entre os estados brasileiros. Em São Paulo, por exemplo, a redução no número de crianças e adolescentes já é registrada. Já no Amazonas ainda cresce a quantidade de jovens. De acordo com as projeções do IBGE, a região Norte apresenta taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) de 2,1 filhos. Nas demais regiões, detecta-se queda na população.

A especialista do Instituto Ayrton Senna ressalta que a redução significativa do número de futuros alunos também pode sugerir políticas públicas com resultados controversos. Para Laura Machado foi o caso de São Paulo, que implantou, em 2015, uma reforma escolar que incluía o fechamento de várias unidades. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) acabou tendo de voltar atrás depois de uma série de ocupações escolares que protestavam contra a medida.

— São Paulo viveu essa transição, reorganizou a rede, mas não combinou com ninguém. Além das evidências, há de se considerar outras questões ao fazer as mudanças — afirma.

De acordo com as projeções reunidas pelo Instituto Ayrton Senna, o número de alunos da educação básica de São Paulo vai cair de 7,1 milhões em 2018 para 6,4 milhões em 2050. Isso significa, ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira, que as escolas públicas do estado vão precisar de 7% menos turmas e professores.

Choque de gestão

No Estado do Rio, a população atendida de 0 a 17 anos cresce até 2025, mas já será menor em 2050. Daqui a 31 anos, 73% das crianças de 0 a 3 anos serão atendidas em creches, e a maioria delas, de acordo com as projeções, serão privadas. É que há um crescimento mais acelerado da oferta de vagas das privadas do que na das públicas. Se continuarmos dessa forma, alerta o estudo, o setor público perderá espaço numa área até agora dominada pelas unidades custeadas pelo Estado.

— Está aumentando a matrícula de crianças em escola privada, mas se houver um choque de gestão, os pais podem voltar a colocá-las nas escolas públicas. O Brasil não tem mais problema de número de vagas, somente para as creches. Uma solução seria usar essa estrutura para atender a população de 0 a 3 anos — afirma Laura.

A previsão do Instituto Ayrton Senna é a de que a rede pública de educação no estado do Rio dobrará a quantidade de creches — passando de 20 mil para 40 mil. No entanto, em todas as outras etapas escolares haverá queda do número de colégios — a rede passará de 98 mil instituições de ensino público de pré-escola, ensino fundamental e médio para 85,5 mil.

Notícia publicada no O GLOBO, em 04/12/2019, no endereço eletrônico https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/como-sera-futuro-da-educacao-brasileira-em-2060-com-dez-milhoes-de-jovens-menos-1-24118790


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados