Análise: Opção pelo EAD é boa, mas não faz sentido criar padrão único

ESTADÃO • 13 de dezembro de 2019

ctv-5kv-ribeirao-pires

A modalidade EAD faz sentido e pode colaborar muito com o aprendizado em algumas disciplinas, mas não em todas. Aulas práticas não podem ser trocadas pelo ensino a distância e cada área do conhecimento depende de formas diferentes de conhecimentos práticos, não é possível estabelecer um padrão único para as graduações, como 40%. Alguns cursos, como os de saúde, licenciaturas e engenharias, podem ter carga horária teórica menor do que esse porcentual estabelecido.

Em um curso de Matemática ou Direito em que a carga teórica é grande, as aulas a distância podem ser uma boa opção. Não porque reduz os custos ou por ser mais cômodo, mas por permitir outra metodologia de ensino. Mas em cursos muito práticos pode prejudicar a formação do profissional. Se a motivação do ministério é melhorar a qualidade do ensino e modernizar as aulas, não deveria ter um padrão único.

Além disso, não adianta só criar a regra e liberar a modalidade, mas é preciso investir para que as universidades possam de fato implementá-la com qualidade. O ensino a distância de qualidade exige investimento, não pode ser visto como uma forma de baratear os custos da educação.

Notícia publicada no site ESTADÃO, em 13/12/2019, no endereço eletrônico: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,analise-opcao-pelo-ead-e-boa-mas-nao-faz-sentido-criar-padrao-unico,70003124189


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados