Começa a coleta dos dados declarados no Sistema Censup para o Censo Superior

INEP • 20 de janeiro de 2020

Resultado de imagem para censup

O Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) está aberto a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro, para coleta dos dados, via internet, por meio do Sistema Censup, no endereço eletrônico. O sistema é destinado a todas as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica. Por meio dele, é realizada a coleta individualizada de dados de alunos e de docentes.

Para que o pesquisador institucional possa acessar o Sistema Censup, é necessário que seus dados estejam cadastrados e atualizados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que o profissional verifique os e-mails e telefones registrados em seu cadastro e, em caso de alteração, realize as atualizações necessárias. O prazo para atualização de cadastro do pesquisador institucional segue até 31 de janeiro.

Os pesquisadores institucionais são os representantes oficiais das instituições de educação superior junto ao Inep. Cabe a eles preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências dos dados declarados, bem como apurar questionamentos do Inep referentes ao censo.

No cronograma do Censo Superior 2019, as atividades de análise das consistências foram divididas em três períodos:

· verificação da consistência, por meio de conferência, ajustes, validação dos dados coletados e envio das justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais);

· análise e respostas às justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade do Inep);

· ajustes dos dados conforme as orientações do Inep (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais).

O calendário vale para todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que oferecem cursos de graduação e sequenciais de formação específica. A apresentação dos resultados finais ocorrerá em 25 de setembro de 2020.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes. O levantamento reúne informações sobre as instituições de educação superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes, concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e de categoria administrativa.

Confira o cronograma de coleta do Censo da Educação Superior 2019:

Cronograma

Responsável

Data inicial

Data final

Atualização de cadastro pesquisador institucional

Representante legal e pesquisador institucional

2/12/2019

31/1/2020

Abertura do sistema Censup para entrada de dados

Inep

20/1/2020

Período de coleta dos dados declarados no Sistema Censup 2019

Representante legal e pesquisador institucional

20/1/2020

24/4/2020

Período de verificação da consistência, conferência, ajustes, validação dos dados coletados e envio das justificativas de dados inconsistentes

Representante legal e pesquisador institucional

27/4/2020

15/5/2020

Período de análise e respostas às justificativas de dados inconsistentes

Inep

18/5/2020

29/5/2020

Período de ajustes dos dados conforme as orientações do Inep

Representante legal e pesquisador institucional

1/6/2020

19/6/2020

Período de consolidação e homologação dos dados

Inep

22/6/2020

31/7/2020

Período de preparação dos dados

Inep

3/8/2020

11/9/2020

Divulgação do censo

Inep

25/9/2020

Notícia publicada no site do INEP em 20/01/2020, no endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6794148


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados