Déficit de funcionários de TI do MEC pode explicar falha no Sisu

UOL • 10 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para sisu

As falhas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem ter como explicação a perda de consultores que atuavam na área de tecnologia da informação do Ministério da Educação (MEC). No ano passado, 50 consultores deixaram a pasta.

Eles eram responsáveis pela manutenção e atualização de uma série de sistemas do MEC, entre eles o Sisu, plataforma que reúne as vagas em universidades públicas do País. Só este ano houve 1,8 milhão inscritos, para 237 mil vagas. O banco de dados para a operação do sistema é um dos maiores sob responsabilidade direta do MEC.

Segundo servidores, o déficit de funcionários contribui para as falhas. Os consultores deixaram de atuar no MEC em julho de 2019, quando o ministro Abraham Weintraub anulou acordo de assistência técnica com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em vigor desde 2008, após suspeita de irregularidades.

Há anos o sistema enfrenta instabilidades e servidores alertam sobre a necessidade de desenvolver uma plataforma mais robusta, que suporte receber a quantidade de acessos simultâneos dos estudantes. Mas, segundo os servidores, com a redução do quadro de consultores da área, a manutenção foi ainda mais precária, dificultando a detecção de falhas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícia publicada no site UOL em 08/02/2020, no endereço eletrônico: https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2020/02/08/deficit-de-funcionarios-de-ti-do-mec-pode-explicar-falha-no-sisu.htm


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados