Instituições de ensino superior da região adotam medidas de prevenção contra o coronavírus

G1 • 16 de março de 2020

Após a suspensão das atividades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em todos os campi, outras instituições de ensino superior da região de Piracicaba (SP) adotaram medidas de proteção contra o coronavírus (Covid-19). Criação de comitês e ações de higiene estão entre as principais medidas.

Na quarta-feira (11), em nota no portal oficial, o Ministério da Educação orientou as instituições reforçarem ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. "Neste momento, não há recomendação para suspensão de aulas", dizia a nota.

Até a manhã desta sexta-feira (13), a Unicamp foi a única instituição que suspendeu as aulas na região de Piracicaba. A medida vale de 13 a 29 de março e inclui os campi de Campinas (SP), Piracicaba (SP) e Limeira (SP).

A maioria das universidades e faculdades criou comitês para acompanhar a evolução dos casos e determinar possíveis ações dentro das instituições.

Veja como fica nas instituições de ensino da região:

Esalq/USP

Na região de Piracicaba, a Universidade de São Paulo, campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP) afirmou que todas as unidades da USP receberam um comunicado informando que a reitoria criou um comitê para acompanhar a evolução da presença do coronavírus entre alunos, professores, servidores técnicos e administrativos.

Além disso, vai realizar atualizações periódicas das recomendações das autoridades sanitárias.

Unimep

A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que também tem campus em Santa Bárbara d'Oeste (SP), criou um comitê com coordenadores e docentes dos cursos da área de saúde e comunicação, além de funcionários administrativos. O grupo vai elaborar um protocolo relacionado ao novo coronavírus e acompanhar as orientações dos órgãos de saúde.

"As atividades serão mantidas nos campi e o comitê manterá toda a comunidade acadêmica informada e alertada sobre o assunto. Além disso, informamos que a Unimep terá álcool em gel à disposição dos alunos e colocará cartazes com orientações para prevenir a transmissão do vírus."

Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, que tem o curso de medicina em Piracicaba, informou que segue as orientações do Ministério da Saúde e recomenda que a comunidade acadêmica esteja atenta às medidas preventivas de higiene. "A instituição reforça ainda que está atenta ao momento, acompanhando de perto os acontecimentos, e atuará em caso de alteração do cenário atual."

IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) tem campus em Piracicaba e Capivari (SP) na região de Piracicaba. Uma nota divulgada no site da instituição diz que formou um comitê de crise para analisar as medidas a serem tomadas em razão da Covid-19.

O grupo se reunirá diariamente para analisar as ocorrências nos campi. "Nesta quinta-feira, ficou definido que o IFSP segue com suas atividades acadêmicas normalmente em razão das orientações expressas pelo Ministério da Saúde, tendo como base o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SIB)."

Unasp

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho (SP), chegou a suspender uma palestra com o cientista Marcos Eberlin, que iria acontecer nessa quinta-feira (12). Apesar disso, as aulas estão mantidas.

Senac

O Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), campus Águas de São Pedro (SP), informou ao G1 por telefone que acompanha a situação nacional por conta do coronavírus, mas por enquanto as aulas e atividades estão mantidas. A decisão também vale para as unidades de Piracicaba e Limeira.

Fumep

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), que administra a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Pós-EEP, Colégio Cotip e Centro de Educação Profissional, informou em nota que as aulas são mantidas em todas as unidades.

Segundo a nota, a instituição participou de palestra de orientação sobre o coronavírus ministrada pelo médico infectologista da Santa Casa da cidade, Hamilton Bonilha, e replica a informação para a comunidade acadêmica.

Uma das medidas preventivas adotadas foi a instalação de displays de álcool gel do lado de fora dos sanitários.

Isca e Unip

O Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca) de Limeira informou que acompanha a situação e, como não há casos confirmados na cidade, as atividades e aulas estão mantidas na unidade, conforme previsto no calendário acadêmico.

A Universidade Paulista (Unip), que também tem unidade em Limeira, também mantém as atividades normalmente por enquanto.

Notícia publicada no site G1, em 13/03/2020, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/03/13/instituicoes-de-ensino-superior-da-regiao-adotam-medidas-de-prevencao-contra-o-coronavirus.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados