Ministro da Educação desmente informação sobre adiamento do Enem 2020

BRASIL ESCOLA • 30 de março de 2020

Após especulações de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderia ser adiado por conta da paralisação das aulas em consequência do coronavírus (Covid-19), o ministro da educação, Abraham Weitraub, desmentiu a informação na última quarta-feira, 25 de março.

A informação foi divulgada primeiramente pelo O Globo, mas não havia fontes oficiais. O Brasil Escola tentou contato com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde quarta-feira, mas até o momento não emitiram oficialmente informações sobre o assunto.

Weintraub se manifestou por meio de sua conta pessoal no Twitter afirmando, em partes, as seguintes palavras: “É muito cedo para qualquer posição e seguiremos a orientação do ministro Mandeta [Ministro da Saúde].”

No Enem 2019 os pedidos de isenção, que acontecem antes do período de inscrição, tiveram início no dia 1º de abril. Já para o Enem 2020 ainda não teve divulgação do edital.

Enem 2020

O Inep divulgou as primeiras informações sobre o Enem 2020 no ano passado. Para este ano foi anunciada como novidade a aplicação de provas digitais. De acordo com parte do cronograma que foi divulgado, as provas digitais devem ser aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto as provas tradicionais serão realizadas em 1º e 8 de novembro.

A expectativa do MEC é que até 50 mil estudantes de 15 capitais consigam fazer as provas por computadores.

ProUni e Fies 2020

No dia 18 de março o MEC anunciou a prorrogação do período das listas de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1 em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A medida foi tomada para que os estudantes não sejam prejudicados pelo fechamento da maioria das instituições de ensino ou das agências bancárias. O período das etapas de cada programa será prorrogado por tempo indeterminado até a normalização das atividades.

Notícia publicada no site BRASIL ESCOLA, em 27/03/2020, no endereço eletrônico: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/ministro-da-educacao-desmente-informacao-sobre-adiamento-do-enem-2020/347687.html


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados