Impactos da Covid-19 na educação

JEDUCA • 30 de março de 2020

Para acompanhar a cobertura sobre os desdobramentos dos impactos da Covid-19 na educação, a Jeduca publicou durante o mês de março, edições temáticas da #conteprajeduca com reportagens sobre o tema. Confira:

A suspensão das aulas em escolas em todos os estados e no Distrito Federal como medida de prevenção da disseminação do coronavírus no Brasil foi noticiada pela Folha de S. Paulo, entre outros veículos.

A Agência Brasil publicou matéria de Marina Tokarnia sobre as articulações entre MEC, estados e municípios para a área da educação no contexto da pandemia da Covid-19. A jornalista também é a autora da reportagem “Estudantes ensinam famílias se prevenir contra o novo coronavírus”.

Os desafios para a oferta de EAD para os estudantes foi tema de uma matéria de Luiza Padovam Vieira, no site Quero Bolsa.

No G1, o jornalista Marcelo Valadares enfocou as dificuldades enfrentadas pelos alunos para realizar as atividades a distância propostas pelas escolas por causa das dificuldades de acesso à internet e da falta de experiência dos estudantes.

Um mapeamento da Iniciativa Educação Aberta revela que a expansão da EAD no contextos da pandemia da Covid-19 intensifica a exposição de universidades públicas e secretarias estaduais a modelos de negócios baseados em extração de dados pessoais.

No Estadão, Renata Cafardo chamou a atenção para o risco de aumento da desigualdade no ensino, em função das desigualdades de acesso às tecnológicas de informação entre estudantes, dependendo da faixa de renda.

A repórter também publicou no Estadão uma reportagem informando sobre as estratégias que a secretaria estadual de Educação de São Paulo pretende usar para oferecer EAD aos alunos durante a suspensão das aulas por causa da epidemia de coronavírus. O Zero Hora noticiou que no Rio Grande do Sul, as escolas estaduais utilizarão plataformas digitais para manter alunos em atividade.

No jornal O Estado de Minas, a jornalista Lilian Monteiro publicou reportagem sobre as dúvidas existentes entre professores, funcionários e estudantes das escolas públicas por causa da falta de orientações unificadas para toda a rede.

Na Folha de S.Paulo, Angela Pinho abordou o risco de o ano letivo se estender até 2021.A jornalista também publicou, na Folha, matéria sobre a defesa do presidente da República, Jair Bolsonaro, de manter as escolas abertas, apesar da pandemia da Covid-19, contrariando a tendência mundial. Na Gazeta do Povo, Isabelle Barone publicou uma reportagem explicando as bases científicas do fechamento das escolas no contexto da pandemia.

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias publicou matéria de Lucas Veloso sobre a intenção das secretarias de educação estadual e municipal de São Paulo entregarem cestas básicas a famílias vulneráveis no lugar da merenda.

O jornalista Edison Veiga, da Deutsche Welle, publicou a matéria “Pandemia do coronavírus pode levar fome a quem depende da merenda escolar”, reproduzida no UOL. No Ceará, os alunos da educação infantil são os primeiros a receber kits de alimentação da prefeitura de Fortaleza, informou Ismia Karyne no jornal O Povo.

Para monitorar as ações das redes estaduais de ensino no contexto da epidemia, o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) criou uma página em seu site. O portal do Centro de Referência em Educação Integral também mantém uma página colaborativa com informações sobre a suspensão de aulas em redes públicas de ensino.

O G1 publicou matéria de Amanda Lüder sobre as pesquisas realizadas por universidades brasileiras sobre o novo coronavírus.

Notícia publicada no site JEDUCA, em 29/03/2020, no endereço eletrônico: https://jeduca.org.br/texto/conteprajeduca-especial-impactos-da-covid-19-na-educacao


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