Alunos do Ensino Superior poderão parcelar sem juros parte de próximas 3 mensalidades

ABMES • 15 de abril de 2020

As previsões de aumento do nível de desemprego e da contração da renda das famílias brasileiras estão preocupando o setor de ensino superior privado. Isso mostra que os prováveis efeitos negativos da pandemia do coronavírus na economia já chegaram, também, à educação.

Uma pesquisa feita pela ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior) mostrou que 41% dos estudantes já acreditam que terão dificuldade em pagar as próximas mensalidades do curso, e 20% apontam a redução da renda como fator para uma possível desistência.

A evasão de estudantes é um dos fatores que mais fere o balanço das instituições de ensino superior — mais até que a própria inadimplência. Isso porque elas preparam as estruturas de sala de aula para o atendimento a um número determinado de alunos, e precisam fazer adaptações conforme as turmas vão encolhendo.

Com esse problema em vista, o Pravaler, instituição que oferece financiamento privado em cursos de ensino superior, firmará convênios para a renegociação das próximas mensalidades. As instituições que aderirem à parceria poderão oferecer aos alunos a possibilidade de pagamento de apenas 20% do valor da mensalidade e o parcelamento dos outros 80% em até 15 meses, sem a incidência de juros.

“Facilitar o acesso à educação também passa por dar ferramentas para o aluno conseguir, de fato, se formar. Nós queremos fazer com que os alunos persistam nos seus objetivos e possam postergar, com o financiamento, o pagamento quase total das mensalidades de abril, maio e junho”, explica Rafael Baddini, diretor de estratégia do Pravaler.

Quem poderá aderir a esse financiamento? Alunos que pagam o valor integral da mensalidade e não têm nenhum financiamento vigente com o Pravaler.

Quem não poderá aderir? Alunos que já são financiados pelo Pravaler (ou seja, que já pagam apenas uma parcela da mensalidade) não poderão migrar para o parcelamento emergencial. Para esses alunos, ficam valendo as condições usuais do contrato, que incluem, em geral, o pagamento de apenas 50% da mensalidade durante todo o curso e o financiamento da outra metade após a graduação.

Como funcionará? O aluno pagará 20% do valor integral da parcela, e os outros 80% serão financiados sem juros em até 15 meses. Será feita uma análise de crédito e o estudante precisará apontar um fiador.

Como posso fazer o pedido desse crédito? É necessário fazer o cadastro no site do Pravaler, e então clicar na opção “Já estou estudando”. Se a sua instituição de ensino for parceira do programa, aparecerá a opção do financiamento dos 3 meses. Somente cursos de graduação presenciais serão conveniados.

Notícia publicada no site ABMES, em 13/04/2020, no endereço eletrônico: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3741/alunos-do-ensino-superior-poderao-parcelar-sem-juros-parte-de-proximas-3-mensalidades


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados