Inadimplência no ensino superior salta para 25,5% em abril, diz entidade

G1 • 20 de abril de 2020

Com faturamento em queda, comércio começa a demitir | Consiglieri ...

A taxa de inadimplência no ensino superior saltou para 25,5% na primeira quinzena de abril, ante 14,9% registrados no mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Instituto Semesp, sindicato das instituições de ensino superior privado.

Para o acumulado de 2020, as projeções de inadimplência variam de 10,1% num cenário otimista até 11,2% no mais pessimista. Em 2019, a taxa foi de 9,5%.

“O ensino superior privado brasileiro deve sofrer um impacto considerável com o aumento na taxa de inadimplência e aumento no número de evasão, mesmo que de forma momentânea, em 2020”, informa estudo do Instituto Semesp.

A taxa de evasão de alunos estimada para este ano é de 34,4%, o que representa aumento de 3,4 pontos percentuais em relação ao ano passado.

“Porém, como o atual cenário é inédito e altamente incerto, o número de alunos que desistirão nos próximos meses dependerá exclusivamente das ações tomadas pelos órgãos competentes e também pelas próprias instituições de ensino”, informa levantamento do Semesp.

O Semesp acredita que, num cenário otimista, o retorno às aulas presenciais poderá ocorrer no segundo semestre. Numa perspectiva mais pessimista, a maioria das instituições continuariam exclusivamente com as atividades on-line até o fim de 2020.

Notícia publicada no site G1, em 17/04/2020, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/04/17/inadimplencia-no-ensino-superior-salta-para-255percent-em-abril-diz-entidade.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados