Alcolumbre devolve MP que permite Weintraub escolher reitores

CORREIO BRAZILIENSE • 12 de junho de 2020

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu ao Palácio do Planalto a Medida Provisória (MP) que permitia ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolha de reitores de universidades federais durante a pandemia de coronavírus.

A medida, na prática, permitia que o ministro escolhesse os reitores sem consultar professores e estudantes, como acontece atualmente. Além disso, é necessário a formação de uma lista com os mais votados, e a escolha dos reitores fica restrita aos nomes escolhidos pela comunidade acadêmica.

O Congresso pode devolver à Presidência medidas que violem a Constituição ou as leis já aprovadas. De acordo com Alcolumbre, ele não poderia "deixar tramitar proposições que violem a Constituição Federal". O senador disse ainda que o "Parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência".

Desde que entrou em vigor, a medida provisória está sendo contestada por entidades estudantis e partidos políticos, que entraram com ações na Justiça pedindo que fosse invalidada.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também demonstrou não concordar com o ato.

Protesto

Integrantes do Diretório Central de Estudantes da Universidade de Brasília (DCE-UnB), Honestino Guimarães, protestaram contra a MP na manhã desta sexta-feira (12/6), em frente a sede do Ministério da Educação, na Esplanada. Com uma faixa, eles afirmaram que o governo ataca a independência das universidades.

Em nota, Bruno Zaidan, coordenador -geral do DCE, afirmou que "enquanto o povo sofre as consequências da pandemia e o governo anuncia o corte do auxílio emergencial, a hierarquia do governo é atacar a democracia universitária e impor interventores nas reitorias das universidades federais."

Notícia publicada no site CORREIO BRAZILIENSE, em 12/06/2020, no endereço eletrônico: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2020/06/12/interna-ensinosuperior-2019,863216/alcolumbre-devolve-mp-que-permite-weintraub-escolher-reitores.shtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados