Coronavírus: Ciee tem queda de 39,6% nas vagas de estágio e aprendiz durante quarentena na região de Campinas

G1 • 15 de junho de 2020

Apesar da quarentena, há vagas abertas de estágio na região de Campinas pelo Ciee — Foto: Aline Costa/G1

A oferta de vagas de estágio e aprendizagem teve queda de 39,62% na região de Campinas (SP) nos primeiros meses da quarentena contra o avanço do novo coronavírus. Um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) feito a pedido do G1 aponta que, entre março e maio, 1.918 oportunidades foram divulgadas no ano passado e 1.158, este ano.

O período é, normalmente, de renovação de contratos e de novas adesões, segundo o órgão. Mas a pandemia mudou os planos das empresas. Muitas precisaram cancelar as novas vagas e até dispensar funcionários.

"A gente teve queda nas contratações, contratos que não foram renovados. Muitas prefeituras que não fizeram novas contratações, ou não tiveram muitas vagas. E esse momento de março a maio é de reposição de vagas, dos contratos que venceram em dezembro", afirma Luciana Bragil Cataldi, supervisora do Ciee Regional Campinas.

A maior queda foi registrada nos estágios, 48,39%. A aprendizagem profissional teve redução de 11,59%. Veja os detalhes mês a mês no gráfico abaixo.

Áreas que mais tiveram queda

  • Pedagogia
  • Educação física
  • Engenharias
  • Administração
  • Vagas de aprendizagem, voltadas ao ensino médio

"Pedagogia, porque as escolas fecharam, e o estagiário fazia a atividade de auxiliar. Educação física a mesma coisa. Administração teve uma queda porque muitos escritórios fecharam, foram vagas que foram canceladas, porque também teve dispensa de funcionários. Acaba que o estagiário também é desligado e a vaga é cancelada", explica Luciana.

222 vagas abertas

A supervisora do Ciee ressalta que o cancelamento é temporário, e as vagas devem voltar quando o pior da pandemia de Covid-19 passar. Atualmente, há 222 vagas abertas na região:

  • 146 para estágio
  • 76 para aprendizes

"A gente já está vendo uma retomada. Tem vagas em aberto de estudantes de engenharia elétrica, técnico de farmácia, engenharia química, administração, e vagas de aprendizagem de empresas que estão repondo por conta da cota de aprendizagem", afirma.

A regional de Campinas do Ciee compreende 14 cidades: Campinas, Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Americana, Santa Barbara d'Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Elias Fausto, Indaiatuba, Vinhedo e Valinhos.

Contratações e capacitações na quarentena

À distância, é possível fazer cursos gratuitos no portal do Ciee para capacitar os estudantes universitários e do ensino médio - para aprendizagem, o interessado pode ter até 24 anos. Há também dicas de como montar o currículo e se preparar para entrevistas do processo seletivo, que tem ocorrido online.

As contratações caíram este ano devido à pandemia, média de 19% entre março e maio - estágio 26% e aprendiz 12%.

"As empresas estão muito cautelosas nas contratações, a gente tem setores que estão contratando mais e outras estão aguardando o retorno. É importante ressaltar que o estudante fique atento às vagas que aproveite o período para se capacitar", afirma Luciana Cataldi.

Os estudantes podem fazer o cadastro online na página do Ciee na internet e verificar as vagas abertas que são compatíveis com o seu perfil. Após se candidatar, deve esperar o contato feito pelo órgão.

Notícia publicada no site G1, em 14/06/2020, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/concursos-e-emprego/noticia/2020/06/14/coronavirus-ciee-tem-queda-de-396percent-nas-vagas-de-estagio-e-aprendiz-durante-quarentena-na-regiao-de-campinas.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados