Termina sexta-feira (19) prazo para manifestação a respeito da classificação de novos cursos de graduação

INEP • 19 de junho de 2020

Entenda as vantagens de cursar uma segunda graduação - Stoodi

Novos cursos de graduação registrados no cadastro e-MEC entre junho de 2019 e 25 de fevereiro de 2020 foram classificados de forma preliminar, de acordo com a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). Até a próxima sexta-feira, 19 de junho, as instituições de educação superior precisam verificar a situação de seus cursos e se manifestar, caso discordem da classificação apresentada.

As consultas à classificação prévia devem ser feitas no sistema Enade. A plataforma virtual traz todas as informações do curso e oferece as opções “favorável” ou “contrário” à classificação preliminar. O ambiente on-line é acessível para os procuradores institucionais e os coordenadores de curso cadastrados. As classificações que não tiverem o registro dos representantes institucionais até 19 de junho serão consideradas válidas. O prazo foi ampliado para permitir os ajustes das instituições durante as restrições impostas pela pandemia de COVID-19.

Apoio – A equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep elaborou um manual para navegação na plataforma. A “Manifestação sobre a Classificação de Cursos – Passo a Passo” foi enviada para os procuradores educacionais institucionais e os coordenadores de cursos já cadastrados no sistema, e está disponível no link ao final deste texto. Para assegurar o esclarecimento de dúvidas específicas, foi disponibilizado o endereço eletrônico classifica.curso@inep.gov.br

Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do país. Ela será utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos no cadastro e-MEC.

Notícia publicada no site INEP, em 18/06/2020, no endereço eletrônico: http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6901084


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados