Materiais de pesquisa compartilhados em plataforma

GESTÃO UNIVERSITÁRIA • 07 de julho de 2020

O serviço Solidariedade à Pesquisa atende demanda apresentada por Programas de Pós-Graduação à Iniciativa PPGs

Compartilhamento de informações e insumos para subsidiar pesquisas, trabalhos científicos e ampliar a cooperação interdisciplinar e interinstitucional. Essa é a função do serviço Solidariedade à Pesquisa, criado pela parceria entre a CAPES, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Pensada como solução para os desafios enfrentados pelos programas de pós-graduação (PPGs), a plataforma surgiu após a Iniciativa PPGs – trabalho da CAPES em parceria com a RNP – ter visitado seis programas de pós-graduação para levantar serviços e melhorias necessários ao bom andamento de suas atividades. Desenvolvida pela Unicamp, com acompanhamento e gestão da CAPES, a novidade é destinada ao público acadêmico-científico das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas ou privadas. A iniciativa permite a colaboração por troca, empréstimo ou doação de insumos para estimular o avanço da ciência.

Pelo endereço https://solidariedade.unicamp.br, é possível solicitar materiais e visualizar o conteúdo oferecido pelas áreas biológicas, humanas, exatas e tecnológicas. As demais poderão ser consideradas a partir do pedido feito pelos próprios pesquisadores. Alunos e professores das IES habilitadas na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) podem acessar a plataforma com as credenciais já utilizadas na instituição a qual estão vinculados, o que dá autonomia para moderar e gerenciar as trocas, empréstimos ou doações.

Notícia publicada no site GESTÃO UNIVERSITÁRIA, em 06/07/2020, no endereço eletrônico: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/materiais-de-pesquisa-compartilhados-em-plataforma


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados