Instituições de Educação Superior se preparam para retorno das atividades presenciais

ABMES • 10 de julho de 2020

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão se preparando para o retorno às aulas presenciais, conforme sejam divulgados decretos de liberação das atividades educacionais pelos governos locais e seguindo o Protocolo de Biossegurança do Ministério da Educação (MEC), divulgado em 1º de junho. Até o momento, conforme o Monitoramento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), três estados e o Distrito Federal pretendem retomar as atividades em julho; nove fazem estudos para permitir que as IES reabram a partir do início de agosto; apenas São Paulo anunciou volta em 8 de setembro e as demais unidades da federação ainda não têm data prevista.

O MEC não definiu um calendário único para a retomada das aulas presenciais por considerar que a decisão deve seguir as definições dos estados e municípios conforme a realidade epidemiológica local. A Portaria nº 544, editada em 17 de junho, autoriza a manutenção das atividades remotas, inclusive as práticas e os estágios profissionais (exceto para Medicina), até 31 de dezembro, a fim de assegurar a saúde dos alunos, professores e demais funcionários das instituições.

Em função das diversidades regionais e da necessidade de adaptação da infraestrutura, é esperado que o modelo híbrido continue sendo adotado até que seja seguro para toda a comunidade acadêmica voltar ao contexto presencial. A ABMES tem orientado seus associados a manterem o esforço para ajustar o calendário letivo do próximo semestre, resguardados dos cuidados necessários e acolhendo os estudantes conforme a realidade socioeconômica. O diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta como tem sido o trabalho da associação neste momento. “Recomendamos que as instituições implementem seus projetos da forma que cada uma julgar mais conveniente, com a flexibilização no que a Portaria nº 544 possibilita, combinando atividades presenciais e remotas, protegendo em especial os grupos de risco, conforme o Protocolo de Biossegurança e as nossas recomendações”.

Notícia publicada no site ABMES, em 07/07/2020, no endereço eletrônico: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3876/instituicoes-de-educacao-superior-se-preparam-para-retorno-das-atividades-presenciais


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados