Faculdades particulares do DF decidem manter aulas pela internet

G1 • 31 de julho de 2020

Fonte da Notícia: G1

Data da Publicação original: 31/07/2020

Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/07/31/faculdades-particulares-do-df-decidem-manter-aulas-a-distancia.ghtml

Íntegra da notícia abaixo:

Faculdade privada vazia no DF, após pandemia do novo coronavírus — Foto: Sindepes-DF/Divulgação

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes-DF) anunciou, nesta quinta-feira (30), que vai manter as aulas remotas nas faculdades privadas. O motivo é o aumento dos casos do novo coronavírus na capital.

No entanto, de acordo com o presidente do Sindepes, Luiz França, a medida não se aplica aos cursos da área de saúde, que precisam de aulas práticas em clínicas e laboratórios acadêmicos. "Mas as disciplinas teóricas vão continuar remotas", afirmou.

Segundo o Sindepes, "enquanto os índices de contágio do coronavírus não reduzirem significativamente haverá risco aos profissionais e estudantes, razão pela qual a atividade remota se mostra como adequada". As instituições privadas têm cerca de 210 mil estudantes matriculados no Distrito Federal.

As aulas presenciais estão suspensas desde 11 de março, após o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Volta às aulas das escolas particulares

Nas escolas particulares, as aulas presenciais estavam previstas para recomeçar na segunda-feira (27). No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) suspendeu a retomada por dez dias.

O juiz Gustavo Carvalho Chehab atendeu a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT-DF), que questionou a data de retomada das aulas na rede privada, por ser divergente das escolas públicas, que retomam a partir do dia 31 de agosto.

Na terça-feira (28), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinepe-DF) disse que recorreu da decisão. As escolas defendem a volta imediata, seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19.

Rede pública

A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas do DF ocorrerá a partir de 31 de agosto. Veja cronograma abaixo:

  • 31 de agosto: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional
  • 8 de setembro: ensino médio
  • 14 de setembro: ensino fundamental II
  • 21 de setembro: ensino fundamental I
  • 28 de setembro: educação infantil
  • 5 de outubro: educação precoce e classes especiais

De acordo com a secretaria, entre 3 e 14 de agosto, os profissionais que trabalham nas escolas públicas serão testados para a Covid-19. Já entre 17 e 28 de agosto, professores e trabalhadores de setores administrativos vão passar por um período de ambientação e capacitação nos protocolos de segurança contra a doença.

Segundo a SE-DF, os profissionais e alunos que fazem parte dos grupos de risco não retomarão as atividades presenciais, assim como aqueles que apresentam os sintomas da doença.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados