Campinas libera atividades presenciais no ensino superior e cursos profissionalizantes

G1 • 21 de agosto de 2020

Fonte da Notícia: G1

Data da Publicação original: 21/08/2020

Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/08/21/campinas-libera-a-abertura-de-atividades-presenciais-no-ensino-superior-e-cursos-profissionalizantes.ghtml

Íntegra da notícia abaixo:

Prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, durante a coletiva online nesta sexta-feira (21).  — Foto: Reprodução/Facebook

A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou, na manhã desta sexta-feira (21), que instituições de ensino superior e cursos profissionalizantes poderão ter as atividades presenciais retomadas. As aulas estão suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Executivo, a decisão de reabertura foi tomada após o município completar 15 dias na fase amarela do plano São Paulo de retomada da economia, que permite maior flexibilização dos setores.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) também afirmou, durante uma transmissão ao vivo na manhã desta sexta, que a região de Campinas vai permanecer por mais duas semanas na fase amarela. A confirmação oficial ainda será feita pelo governo do estado. O decreto permitindo a retomada das atividades será publicado neste sábado (22) e passa a valer imediatamente.

Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos de Campinas, Peter Panuto, todos os cursos de ensino superior e formação profissional podem retomar atividades práticas e laboratoriais, mas devem respeitar o limite de 35% da capacidade e obedecer as regras de uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel.

Já as aulas teóricas só estão permitidas, em um primeiro momento, para os cursos de área de saúde, e terão 40% da capacidade. Atividades de cursinhos preparatórios para vestibular continuam suspensas.

"Essa autorização, com base nas regras do plano São Paulo, vale para todos os cursos do ensino superior e as atividades de educação profissionais que são reconhecidas pelo Ministério da Educação, como Sesi, Senai e Senac. A partir de agora, é uma prerrogativa da instituição definir se volta ou não. Se a instituição definir que não está tendo prejuízo no ensino remoto e quiser manter, é uma escola só dela", explicou Panuto.

Ainda de acordo com a administração, a escolha por retomar primeiro as aulas práticas presenciais é por conta de muitas universidades terem relatado um represamento de conteúdo para cursos que possuem muitas matérias com atividades laboratoriais.

Casos e mortes

Campinas (SP) superou a marca de 25,5 mil casos de coronavírus. Nesta sexta-feira (21), o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura aponta 25.503 moradores infectados e um acréscimo de 14 mortes provocadas por complicações da Covid-19, totalizando 937 óbitos.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados