77% dos alunos se sentem tristes na pandemia, aponta pesquisa

R7 • 22 de agosto de 2020

Fonte da Notícia: R7

Data da Publicação original: 21/08/2020

Publicado Originalmente em: https://noticias.r7.com/educacao/77-dos-alunos-se-sentem-tristes-na-pandemia-aponta-pesquisa-21082020

Íntegra da notícia abaixo:

Risco de evasão escolar aumenta, aponta pesquisa

Pesquisa feita pelo Datafolha encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures ouvi pais ou responsáveis por 1.556 estudantes da rede pública municipal e estadual do país. Está é a terceira fase do estudo, que traça um panorama da educação brasileira neste período de pandemia.

Os dados mostram que 71% dos estudantes brasileiros se sentem tristes, ansiosos, irritados ou sobrecarregados neste período de quarentena. A pesquisa também mostrou uma evolução das atividades escolares remotas — em julho representava 82% contra 74% em maio.

Ao mesmo tempo, o estudo aponta que o percentual de alunos desmotivados, de acordo com a percepção de pais ou responsáveis, passou de 46% em maio para 51% em julho.

Os estudantes que enfrentam dificuldades com a rotina de estudo em casa também teve um aumento de 58% em maio para 67% em julho. Com isso, o medo da evasão também aumenta de 31% para 38% o percentual estudantes cujos pais e responsáveis temem que estes desistam da escola por não conseguir acompanhar as atividades.

Os dados também chamam atenção para os últimos anos ensino fundamental (6º ao 9º ano), em que o percentual de alunos desmotivados é maior (54%) assim como o temor dos responsáveis em relação ao abandono escolar (43%).


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados