Simulação aponta que até 46% de alunos e professores podem ser infectados dois meses após volta às aulas na cidade de São Paulo

G1 • 24 de agosto de 2020

Fonte da Notícia: G1

Data da Publicação original: 21/08/2020

Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/21/simulacao-aponta-que-ate-46percent-de-alunos-podem-ser-infectados-dois-meses-apos-volta-as-aulas-na-cidade-de-sao-paulo.ghtml

Íntegra da notícia abaixo:

Sala de aula vazia, a espera da volta dos estudantes.  — Foto: Jornal Nacional

Um estudo simulado lançado nesta sexta-feira (21) por pesquisadores independentes e ligados a várias universidades afirma que de 10% a 46% de alunos e professores podem ser infectados pelo coronavírus dois meses após o retorno às aulas na cidade de São Paulo. O governo anunciou que as escolas poderão retornar a partir de 7 de outubro, mas cada cidade tem autonomia para definir qual melhor data para a volta às aulas.

A simulação foi feita pelo grupo Ação Covid-19 e a Rede Escola Pública e Universidade (Repu), que engloba cerca de 15 pesquisadores independentes, mas que têm especialização, doutorado ou pós-doutorado em instituições como Universidade Federal do ABC (UFABC), Unifesp, UFSCar, IFSP, Universidade de Bristol (na Inglaterra) e Escola de Aviação do Exército (na Colômbia).

O estudo não foi publicado em revista científica. Trata-se de nota técnica revisada por outros pesquisadores. A TV Globo procurou a Secretaria da Educação para comentar a simulação e recebeu uma nota dizendo que trata-se de uma ferramenta nova e por isso "precisa de tempo para uma avaliação mais detalhada" e que "é prematuro tirar conclusões finais"sobre a utilidade do simulador (veja mais abaixo).

Para exemplificar o modelo, os pesquisadores envolvidos usaram os dados de duas escolas públicas da capital. Uma escola de Pinheiros, Zona Oeste, com 9 mil metros quadrados e 400 alunos no período da manhã. A outra, na Brasilândia, Zona Norte, com 6,5 mil metros quadrados e 700 estudantes no mesmo período. Na melhor situação possível, isto é, se as escolas seguirem as regras como o uso de máscaras, higienização das mãos, medição da temperatura na entrada e o distanciamento, 46% dos estudantes na escola da Brasilândia poderão se contaminar, em dois meses, e com uma expectativa de até 15 mortes. Em Pinheiros, 10% de contaminações e uma morte.

Tabela de estudos de cenários projetos pelo grupo de pesquisadores da UFABC. — Foto: Reprodução

O grupo adaptou um modelo de cálculo que eles já tinham usado para medir a dispersão do coronavírus nas cidades, e também nos bairros. O estudo simula 100 cenários diferentes de volta às aulas, levando em conta o tamanho das escolas (espaço físico), se segue, ou não, os protocolos de segurança e de higiene, e as regras de distanciamento social.

O pesquisador Jose Paulo Guedes, da UFABC, diz que “o simulador leva em conta os cenários de desigualdades nas escolas mais densas, que têm menor espaço e mais alunos, e as menos densas, com menos alunos e mais espaço físico”.

Após os cálculos, a recomendação do grupo, que defende publicamente a escola pública, é para que suspendam a volta às aulas. Eles consideram que nem mesmo os 35% de alunos previstos pelo governo de São Paulo para frequentar as escolas são suficientes para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O grupo também defende a reabertura das escolas apenas no ano que vem, e possivelmente depois que entrar em circulação a vacina que combate a doença.

"As simulações mostram que a dinâmica de infecção só seria evitada em uma unidade escolar caso a quantidade de pessoas presentes no ambiente fosse muito inferior aos 35% do total de estudantes que o governo de São Paulo prevê para a Fase 1 do plano de reabertura das escolas, inclusive para escolas mais dispersas (com área maior e/ou com número menor de pessoas). Além da inviabilidade prática, esta condição hipotética de reabertura “mais segura” das escolas implicaria no aprofundamento das desigualdades educacionais em desfavor de estudantes e escolas em piores condições", afirma o documento publicado pelos pesquisadores.

No estudo, o grupo também diz que o modelo de reabertura criado pelo governo de São Paulo, com volta escalonada de estudantes ocupando máximo de 35% dos espaços da unidade escolar, deixa os estudantes da periferia mais vulneráveis, por conta da concentração mais alta de alunos nessas áreas, e também mobiliza um contingente de pessoas fora da escola que favorece ainda mais o contágio.

"A realidade das escolas públicas de São Paulo, onde estuda a maioria, nos leva a perguntar se tais medidas serão suficientes para evitar uma escalada de infecções a partir da reabertura. Em primeiro lugar, estamos falando de uma abertura de escolas que, mesmo escalonada e em esquema de rodízio, mobilizaria mais de 30% da população do estado a sair de casa regularmente, a utilizar o transporte público e a adensar os entornos dos prédios escolares, não cobertos pelos protocolos de segurança e higiene que valem para o interior das escolas", dizem.

"Em segundo lugar, a reabertura facultativa das escolas para atividades de reforço e recuperação em 08 de setembro tem o mesmo efeito prático de uma reabertura regular, pois caso as comunidades escolares concordem com a reabertura, o atendimento de 35% dos estudantes deverá ser garantido pela unidade escolar", completam.

O estudo divulgado nesta sexta (21) é apenas uma simulação de cenários e qualquer pessoa pode acessar a ferramenta, no endereço www.acaocovid19.org e fazer uma simulação da própria escola.

O que diz a secretaria de Educação

No final da noite dessa sexta-feira (21), a secretaria estadual da Educação disse por meio de nota trata-se de uma ferramenta nova e por isso precisa de tempo para uma avaliação mais detalhada. Mas que o médico epidemiologista, Wanderson de Oliveira, consultor da secretaria, considera que ainda é prematuro tirar conclusões sobre a utilidade do simulador, e que é preciso que os pesquisadores abordem também os danos de se manter as escolas fechadas como já foi demonstrado em vários artigos da Unesco e da OMS.

“Tivemos, ao longo da pandemia, uma série de estudos e simuladores que foram apresentados à sociedade. Na prática, esses instrumentos devem ser utilizados com cautela pois nenhum gestor deve tomar decisões apenas com base em um único instrumento”, diz a nota.

Para a secretaria, os pesquisadores levaram em conta apenas uma interpretação parcial da situação, e nesse sentido conclui Wanderson “consideramos que atrapalha pois é um material que não tem poder significativo para descrever a realidade” (veja íntegra da nota abaixo).

Quais são os requisitos para a retomada das aulas presenciais?

Com as mudanças, para a retomada das aulas presenciais no dia 7 de outubro será necessário que nos primeiros 14 dias 80% da população do estado deve esteja na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena e nos outros 14, 100%.

Todos os alunos podem frequentar as atividades opcionais?

Não. A escolas que desejarem reabrir no dia 8 de setembro para atividades opcionais deverão respeitar algumas regras, são elas:

  • receber até 35% da sua capacidade para alunos da educação infantil e fundamental e nos anos iniciais;
  • receber até 20% da sua capacidade para alunos do Ensino Médio e anos finais.
  • Manter o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes.

O distanciamento tem exceções, como no caso da educação infantil e creches, em que não há como manter essa distância entre bebês e cuidadores.

Quem volta no dia 7 de outubro?

A volta será feita em esquema de rodízio de alunos definido pelas próprias escolas e dividida em três fases de retomada:

  • Primeira fase: somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. Ou seja, em um dia vai um grupo, em outro dia, vai outro. Mas a Secretaria não informou qual modelo de rodízio as escolas devem se inspirar.
  • Segunda fase: até 70% dos alunos poderão frequentar as escolas a cada dia.
  • Terceira fase: 100% dos alunos podem voltar às salas de aula.

Quais escolas podem voltar no dia 8 de setembro?

  • A previsão do governo é de que todo o estado volte a ter aulas presenciais no dia 7 de outubro. No entanto, escolas que quiserem voltar a ter atividades opcionais a partir de 8 de sembro deverão atender aos seguintes requisitos:
  • A região precisa estar por 28 dias seguidos na fase amarela (ou superior) do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena;
  • Cada escola tem a opção de voltar mediante escuta de sua comunidade.

E o ensino superior?

O governo de São Paulo autorizou o retorno de atividades de internato e estágio curricular em todas as fases do Plano São Paulo para os cursos de medicina, odontologia, farmácia, enfermagem e fisioterapia.

A gestão estadual ainda autorizou que regiões que estejam nas fases laranja, amarela e verde também retomem um percentual de aulas presenciais destes cursos, ainda que teóricas.

Como deve ser o distanciamento?

Estudantes, professores e funcionários devem manter distanciamento de 1,5 metro entre si.

  • Horários de entradas e saídas serão organizados para evitar aglomeração, e serão preferencialmente fora dos horários de pico do transporte público.
  • Continuam proibidos: feiras, palestras, seminários, competições e campeonatos esportivos, comemorações e assembleias.
  • Intervalos e recreios devem ser feitos sempre em revezamento de turmas com horários alternados.
  • As atividades de educação física estão permitidas desde que se cumpra o distanciamento de 1,5 metro. Preferencialmente devem ser realizadas ao ar livre e com cuidando da higienização dos equipamentos.
  • Recomendado que o ensino remoto continue em combinação com a volta gradual presencial.

Como deve ser a higiene?

  • O uso de máscara é obrigatório para todos dentro da instituição e no transporte escolar.
  • Instituição deve fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários.
  • Bebedouro será proibido. Água potável deve ser fornecida de maneira individualizada. Cada um deverá ter seu copo ou caneca.
  • Banheiros, lavatórios e vestiários devem ser higienizados antes da abertura, depois do fechamento e a cada três horas.
  • Lixo deve ser removido no mínimo três vezes ao dia.
  • Superfícies que são tocadas por muitas pessoas devem ser higienizadas a cada turno.
  • Ambientes devem ser mantidos ventilados com janelas e portas abertas, evitando toque em maçanetas e fechaduras.
  • Como monitorar a saúde?
  • Profissionais e estudantes que pertencem a grupos de risco para Covid-19 devem permanecer em casa e realizar atividade remotamente.
  • Recomendação para os pais medirem a temperatura de seus filhos antes de mandá-los para a escola. Caso esteja acima de 37,5°, deve ficar em casa.
  • Recomendação para que as instituições meçam a temperatura das pessoas a cada entrada.
  • Uma sala ou área deve ser separada na instituição para isolar pessoas que apresentem sintomas até que possam voltar para casa.

Como recuperar o aprendizado?

O governo de São Paulo afirma que será feita uma avaliação individual dos estudantes para a recuperação do conteúdo que não foi aprendido durante o período de ensino à distância.

Escolas também deverão investir em acolhimento socioemocional e em programas de recuperação para alunos com dificuldades nas matérias.

Segundo o governo, o programa de recuperação terá material didático, "apoiado pelo ensino híbrido e com foco em habilidades essenciais".

Será oferecido em 2021 o 4º ano do Ensino Médio optativo para os estudantes que quiserem se preparar antes do ingresso no ensino superior.

Íntegra da nota da Secretaria de Educação

"Considerando que a ferramenta foi disponibilizada na tarde de hoje, será necessária uma avaliação mais detalhada. Segundo os autores o objetivo é contribuir para o debate público sobre os planos de reabertura das escolas no estado de São Paulo. Sobre a utilidade, ainda é prematuro para tirar conclusões finais. No entanto, em análise preliminar considera-se necessário que os autores abordem também os danos de se manter as escolas fechadas como já demonstrado por vários artigos internacionais e pela própria Unesco e OMS. Tivemos, ao longo da pandemia, uma série de estudos e simuladores que foram apresentados à sociedade. Na prática, esses instrumentos devem ser utilizados com cautela pois nenhum gestor deve tomar decisões apenas com base em um único instrumento. Deste modo, considero que a conclusão da nota técnica faz uma interpretação parcial da situação, levando em conta apenas os achados do modelo. Neste sentido, consideramos que atrapalha pois é um material que não tem poder significativo para descrever a realidade. Tivemos modelos do Imperial College que tiveram grandes limitações. No entanto, são importantes para a reflexão e subsídio dentro de um conjunto mais amplo de indicadores e informações que o modelo não leva em consideração". (Wanderson de Oliveira, Epidemiologista e consultor da Seduc SP)


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados