Cresce percentual de professores que se dizem sobrecarregados, cansados e estressados durante a pandemia, aponta levantamento

G1 • 01 de setembro de 2020

Fonte da Notícia: G1

Data da Publicação original: 31/08/2020

Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/08/31/cresce-percentual-de-professores-que-se-dizem-sobrecarregados-cansados-e-estressados-durante-a-pandemia-aponta-levantamento.ghtml

Íntegra da notícia abaixo:

Pesquisa com 3,8 mil professores aponta crescimento entre aqueles que se declaram sobrecarregados, cansados e estressados. — Foto: Divulgação UBM

O percentual de professores que se declaram sobrecarregados, cansados e estressados durante a pandemia cresceu nos últimos três meses, de acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (31).

A pesquisa também aponta queda entre aqueles que se declaram calmos, satisfeitos e realizados. Em relação ao retorno das aulas presenciais, a maioria se declara 'nada confortável'. As principais preocupações envolvem os cuidados sanitários contra o coronavírus e o medo de se contaminar.

Os dados são da 3ª fase da pesquisa "Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil", feita pelo Instituto Península com 3,8 mil professores de todo o país.

Confira abaixo todos os índices:

Pesquisa aponta variação em índices de bem-estar entre professores durante a pandemia — Foto: Infografia G1

Volta às aulas presenciais

Os dados da pesquisa também apontam insegurança em relação ao retorno às aulas presenciais.

O Instituto Península perguntou aos professores como eles se sentiam sobre a reabertura das escolas. Eles poderiam responder usando uma escala de 0 a 5, sendo que de '0 a 1' signficava 'nada confortável' e '4 a 5' representava 'muito confortável'.

O resultado apontou uma média de 1,07, tanto na rede pública quando na particular, o que significa que a maioria dos docentes não se sente à vontade para a reabertura das escolas.

Desafios na retomada

Para 86% dos professores, o principal desafio para a reabertura das escolas se refere às condições sanitárias para evitar a proliferação do coronavírus. Quase 70% citou a necessidade de recuperar aprendizagem perdida.

Confira abaixo os dados:

Desafio na volta às aulas presenciais, segundo os professores, envolvem ter condições sanitárias adequadas nas escolas para evitar a contaminação do coronavírus — Foto: Infografia/G1


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados