MEC lança programa de capacitação baseado em demandas do setor produtivo

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 13 de outubro de 2020

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Data da Publicação original: 08/10/2020

Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-programa-de-capacitacao-baseado-em-demandas-do-setor-produtivo

CAPACITAÇÃO 4.0

O Ministério da Educação (MEC) lançou, em evento virtual, nesta quinta-feira (8), a Capacitação 4.0, um programa que proporcionará a estudantes da Rede Federal e de Universidades Federais uma formação em que, como trainees, eles resolverão problemas reais trazidos pelo setor produtivo para dentro das instituições de ensino, com a mentoria de professores selecionados para participar do processo. O programa é o resultado de uma parceria do MEC com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“A nossa era é marcada por intensas transformações geradas a partir da inserção da tecnologia em todos os contextos da nossa vida. Isso ocorre na indústria e na economia. Na educação, também, não é diferente. Por isso, cada vez mais, o Ministério da Educação tem se mobilizado para buscar e oferecer respostas a essa nova realidade social, abranger uma nova perspectiva de educação, a educação para o mundo 4.0”, destacou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A abordagem da capacitação será prática e os estudantes trabalharão diretamente em projetos de inovação, em que a ciência e a tecnologia serão aplicadas para desenvolver soluções que atenderão às empresas. A capacitação não será baseada em programa, hora-aula ou cronograma. Para participar da Capacitação 4.0, os estudantes passarão por um processo seletivo. Após selecionado, o trainee receberá uma bolsa para custear sua permanência e atuação. Ao final, vai receber um certificado, com o selo do programa.

“Trata-se de uma proposta inovadora como política pública educacional, com potencial de apontar caminhos pioneiros na abordagem necessária para oferecer formação aos estudantes em um mundo em constante transformação”, comentou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Wandemberg Venceslau.

Ao participar dos projetos de inovação, o objetivo é que os estudantes adquiram conhecimentos que eles teriam somente depois de serem contratados. Dessa forma, eles desenvolverão a capacidade de negociar, trabalhar em equipes multiníveis e multidisciplinares, além de aprenderem na prática a respeito de flexibilidade, comunicação, criatividade, planejamento, solução de conflitos, gestão, empreendedorismo, entre outras habilidades.

A nova aprendizagem será avaliada a partir de uma metodologia desenvolvida pelo Senai, instituição pioneira no diagnóstico e na avaliação de competências socioemocionais. Para isso, os professores que atuarão como mentores dos estudantes serão capacitados nessa metodologia.

Polos de inovação
No mesmo evento, foi realizada a cerimônia de credenciamento dos novos polos de inovação nos Institutos Federais do Amazonas, Goiás, Triângulo Mineiro e São Paulo. O credenciamento é uma das entregas do programa Novos Caminhos, dentro do eixo Inovação e Empreendedorismo.

Os novos polos se somam a outros nove já existentes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Neles, os estudantes participam do desenvolvimento de produtos inovadores, a partir de demandas reais do setor produtivo.


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