Milton Ribeiro: “Devemos focar na qualidade da educação brasileira”

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 22 de outubro de 2020

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Data da Publicação original: 20/10/2020

Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/milton-ribeiro-201cdevemos-focar-na-qualidade-da-educacao-brasileira201d

MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, nesta terça-feira (20), durante a apresentação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que buscará focar mais na qualidade da educação brasileira durante a sua gestão. “Vamos focar mais na qualidade e não tanto na quantidade. Se a gente fizer isso, teremos mais impacto na sociedade”, defendeu.

Em 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou 29 áreas do Ano 1 do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Foram 8.368 cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Ao todo, 435 mil estudantes de 1.225 instituições de todo Brasil foram inscritos. As provas foram aplicadas em 1.063 municípios e contaram com a presença de 389 mil concluintes de cursos de graduação.

“Sabemos que bons cursos de graduação estão intimamente ligados à formação de bons profissionais. Na ponta, é a sociedade que se beneficia e, ao mesmo tempo, é o Estado brasileiro que cumpre, na área da educação, mais uma de suas responsabilidades constitucionais intransferíveis: cuidar do ensino regular e, neste caso, cuidar continuamente do aprimoramento da educação superior”, comentou o ministro.

Os resultados do Enade representam uma ampla e variada base de informações, e são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O conceito Enade é calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes do exame. Já o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mensura o valor agregado pelo processo formativo do curso ao desenvolvimento dos estudantes.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados