Em alta, mercado de cursos online cresce 68% durante distanciamento social

MUITA INFORMAÇÃO • 26 de outubro de 2020

Fonte da Notícia: MUITA INFORMAÇÃO

Data da Publicação original: 10/06/2020

Publicado Originalmente em: https://muitainformacao.com.br/post/11582-em-alta--mercado-de-cursos-online-cresce-68--durante-distanciamento-social

Foto: Agência Brasil

Estudando por notebooks, smartphones ou tablets, a procura por especializações à distância tem crescido em meio a pandemia do novo coronavírus. De pilates à desenho técnico, plataformas nacionais e estrangeiras de cursos online tem acompanhado o fenômeno expansivo no número de matrículas em diversas categorias de ensino.

No Brasil, dados da Catho Educação mostram um aumento de 68% nas inscrições para cursos EAD ou semipresenciais logo nos primeiros meses da pandemia. A Udemy?-?marketplace internacional de cursos online -, registrou um crescimento global de 425% no número de matrículas à distância da plataforma.

A alta do mercado de cursos online, segundo a consultora de Marketing Digital Priscyla Caldas, é consequência principal do distanciamento social. Para a profissional, a necessidade de atualizar o currículo com novas especializações começou a ser possível com a permanência de estudantes e profissionais dentro das casas.

"Eu avalio o mercado de cursos online com bons olhos. Eu já fiz essas especializações à distância e continuo fazendo durante o período da pandemia. O interessante nesse método é a conveniência, conforto e disponibilidade que é medida pelo próprio aluno, além de poupar horas estressantes no trânsito para chegar às sedes físicas dos institutos de ensino", explica.

Priscyla elenca flexibilidade no quadro de horários, comodidade e preços mais baratos como as principais vantagens dos cursos, entretanto, conteúdos cansativos, fácil dispersão e ausência do relacionamento e conversação - que já são presentes em salas de aula tradicionais, são algumas ressalvas da modalidade.

"A chegada da pandemia fez com que apenas as vantagens dos cursos online se destacassem, fomentando o mercado da educação à distância pela quantidade de pessoas que migraram para esse ensino e a exposição das qualidades oferecidas, no entanto é importante investir em didáticas que aproximem o estudante e não deixe o conteúdo cansativo", elucida.

A frente da ARUNA Marketing, a consultora explica que a realidade mudou tanto para estudantes quanto para as instituições. De acordo com a profissional, centros educacionais e professores tiveram que alterar conteúdos, colocá-los em plataformas digitais, interagir de outro modo com os alunos e reestruturar a mensalidade dos cursos que migraram para o virtual.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados