Pandemia completa um ano e muitos vestibulares continuam suspensos e adiados

BRASIL ESCOLA • 17 de março de 2021

Fonte da Notícia: BRASIL ESCOLA
Data da Publicação original: 04/03/2021
Publicado Originalmente em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/blog/coronavirus-pandemia-completa-um-ano-e-muitos-vestibulares-continuam-suspensos-e-adiados.htm


A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completa um ano no Brasil neste mês. De lá para cá, muita coisa mudou.

Além do número alarmante de vidas perdidas por conta da doença, o uso de máscara e álcool em gel e também a adoção de medidas restritivas de distanciamento social continuam fazendo parte do nosso cotidiano desde então.

No que diz respeito ao cenário da educação e ensino, pouca coisa mudou significativamente nesses 12 meses de pandemia, já que as aulas presenciais só começaram a voltar agora, neste início de ano, em alguns estados do país, e de forma escalonada, híbrida ou ainda 100% on-line.

Durante esse período tivemos inúmeros vestibulares adiados, seletivas canceladas ou paralisadas até que o cenário desse sinais de melhora para se reestabelecer tudo com segurança.

No segundo semestre do ano passado, algumas instituições começaram a soltar novos cronogramas e editais com novas datas de provas e seguindo os novos protocolos de biosegurança.

Já no final do ano, algumas instituições de ensino chegaram a aplicar suas provas, inclusive as provas do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que foram adiadas num primeiro momento, foram realizadas.

Início do ano com pior cenário

Ao iniciar o ano de 2021, as expectativas eram as melhores possíveis, já que com o início da vacinação no país, a esperança da população cresceu de que tudo voltaria a normalidade em breve.

No entanto, o desrespeito e o comodismo de muitos em relação as medidas sanitárias de prevenção contra a doença, inclusive levando em conta o distanciamento social, aliado a festas de final de ano seguidas das comemorações no Carnaval, mesmo sem o feriado e demais festividades este ano, já pensando em medidas para conter o avanço da doença, fizeram que o cenário se tornasse o pior de toda a pandemia até agora.

Com isso, voltou-se a estaca zero no que diz respeito a educação e os vestibulares. O que se tem visto nas últimas semanas são uma enxurrada de provas e processos seletivos cancelados e adiados. Veja alguns deles abaixo:

Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) resolveu adiar a segunda fase do Vestibular 2021. As provas estavam marcadas para 28 de fevereiro. Segundo a instituição, o adiamento é devido às dificuldades geradas pelo agravamento da pandemia de Covid-19, especialmente em cidades com impossibilidade de aplicação de prova.

As provas seriam aplicadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os testes da primeira etapa chegaram a acontecer em 30 e 31 de janeiro.

UnB

A Universidade de Brasília (UnB) também informou que as provas da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020 estão suspensas em razão da situação da emergência da pandemia do coronavirus. Os estudantes fariam as provas no dia 07 de março. O PAS ocorreria nas cidades de Brasília, Taguatinga e Gama.

UEL, UEPG e Unespar

Universidades estaduais do Paraná também optaram por suspender suas seletivas diante da piora da pandemia. A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, resolveu suspender as provas do Vestibular 2021 por causa do estado de emergência de saúde pública em razão da pandemia do coronavírus. Os testes estavam marcados para a tarde do dia 14 de março.

Pelos mesmos motivos, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) comunicou o adiamento, pela segunda vez, de suas provas do Vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS) 2020. A pandemia de coronavírus está no seu pior momento no Paraná.

As provas do Vestibular 2020 da UEPG seriam aplicadas nos dias 07 e 08 de março foram transferidas para os dias 02 e 03 de maio. As provas do PSS 2020 que seriam realizadas nos dias 14, 21 e 28 de março mudaram para os dias 16, 23 e 30 de maio.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) informou que a prova de redação presencial do Vestibular 2021 foi adiada em razão do estado de emergência da pandemia do coronavírus. Os vestibulandos fariam as provas entre os dias 07 e 10 de março. As novas datas serão divulgadas posteriormente.

UEA e UEMA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) adiou novamente as provas do Vestibular 2020 acesso 2021 e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2020 em decorrência da Covid-19. No final do ano passado, a UEA comunicou que considerando o Decreto Estadual, de 23 de dezembro de 2020, e a piora na pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas, adiaria a seletiva.

O Vestibular estava previsto para os dias 10 e 11 de janeiro, já o SIS era esperado para o dia 12 seguinte. Agora, o Vestibular foi adiado para 30 e 31 de maio, já o SIS será aplicado em 1º de junho.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) publicou um comunicado suspendendo as provas do Programa de Acesso ao Ensino Superior (PAES) 2021. Elas seriam aplicadas nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

O motivo da suspensão também foi o agravamento da pandemia de coronavírus no estado. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Maranhão, quase 5 mil pessoas já morreram no estado em razão da Covid-19. As novas datas para as provas serão determinadas a partir do acompanhamento da evolução do cenário epidemiológico do Maranhão.

Unifei

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) também anunciouo adiamento das provas do Vestibular 2021 previstas para o dia 07 de março. Assim como a demais instituições, a justificativa é o agravamento da pandemia de coronavírus.

Segundo o comunicado, o calendário do vestibular será adiado em pelo menos três semanas e obedece ao Decreto da Prefeitura de Itajubá. A nova data será anunciada com antecedência de duas semanas.

Fica a torcida para que todos se conscientizem, obedeçam as medidas sanitaárias de segurança e que esse cenário que estamos passando tenha fim o mais rápido possível.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados