Ministro da Educação decide demitir presidente da Capes

O GLOBO • 12 de abril de 2021

Fonte da Notícia: O GLOBO
Data da Publicação original: 12/04/2021
Publicado Originalmente em: https://oglobo.globo.com/sociedade/ministro-da-educacao-decide-demitir-presidente-da-capes-24967070


BRASÍLIA — O ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu demitir o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto. A decisão foi comunicada na última sexta-feira e deve ser publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU).

Aguiar, engenheiro que estava no cargo desde janeiro de 2020, confirmou ao GLOBO sua saída e disse que não foi informado sobre os motivos da demissão. Ele afirmou também que não sabe quem assumirá a presidência da Capes, ligada ao Ministério da Educação (MEC).

— (O ministro) Só me comunicou que eu ia ser exonerado, mas não me apresentou motivo. Aí tem que perguntar para ele. Não sei — disse Aguiar, ao ser questionado sobre as razões da saída.

A mudança na direção da Capes circulou nos bastidores como uma decisão política de Milton Ribeiro, mas há quem duvide dessa motivação. Ele tem feito diversas trocas na estrutura do MEC e de instituições ligadas à pasta.

Recentemente, Ribeiro demitiu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, e fez trocas em outros cargos importantes da autarquia. Pessoas da gestão do ex-ministro Abraham Weintraub estão sendo trocadas por Ribeiro, que assumiu o MEC há mais de oito meses, em julho de 2020.

A saída de Aguiar é apontada como inoportuna neste momento, segundo quadros técnicos da área, em função da avaliação quadrienal que será iniciada em breve pela Capes. Trata-se de um processo robusto de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no país.

A Capes tem papel fundamental no fomento e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, com atuação em todo o território brasileiro, além de atuar no sistema de avaliação dos cursos.

Benedito Guimarães Aguiar Neto, que deixa a Capes, é graduado e mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha, com pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos, segundo currículo disponível na página da própria Capes.

Procurado pelo GLOBO, o MEC não retornou até a publicação deste texto. Cerca de duas horas depois, Milton Ribeiro anunciou, em seu Twitter: " Informo que será publicada hoje a exoneração do Prof. Benedito Guimarães, presidente da CAPES. Agradeço o trabalho realizado nesse perído. Informo que o próximo presidente da CAPES será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente".


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados