Nota de esclarecimento | Diretoria de Avaliação da Educação Superior

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 29 de abril de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 28/04/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/nota-de-esclarecimento-diretoria-de-avaliacao-da-educacao-superior


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que as mudanças realizadas nos cargos da Diretoria de Avaliação da Educação Superior fazem parte de um processo de reestruturação e estão alinhadas com as perspectivas de um novo modelo de avaliação da educação superior. Destaca, também, que todas as escolhas têm cunho técnico e que os novos gestores possuem perfil capacitado para potencializar a entrega de resultados do Instituto.

Assim que assumiu a presidência do Inep em fevereiro deste ano, Danilo Dupas nomeou Luís Filipe Grochocki para conduzir a Diretoria de Avaliação da Educação Superior, com o principal desafio de promover a reformulação do modelo de avaliação das instituições da educação superior. A escolha foi tomada considerando o perfil técnico do servidor de carreira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O diretor também é doutor em Política Educacional pela Universidade de Stanford (EUA) e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A mudança realizada na Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES) foi uma decisão da alta gestão do Inep, com base em questões técnicas. O presidente Danilo Dupas e o diretor Luís Filipe Grochocki fizeram a reestruturação objetivando a otimização de recursos da Autarquia e melhorias nos procedimentos operacionais. Inclusive, dois servidores de carreira do Inep com excelente currículo técnico foram nomeados nas outras duas coordenações-gerais da diretoria.

A nova coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior, Helena Albuquerque, possui pós-doutorado com tema “Interação entre empresas e universidades”, em parceria com a Mitacs, no Canadá. Além disso, é analista em Ciência e Tecnologia e tem ampla experiência como coordenadora-geral da CAPES, com atuação em cooperação internacional, fomento à pós-graduação e projetos de incentivo à inovação e à aproximação da academia com o setor produtivo.

Na última quinta-feira, 22 de fevereiro, o Inep anunciou uma grande inovação na avaliação das instituições de educação superior, com o modelo da avaliação externa virtual in loco, realizada 100% on-line e ao vivo. O processo é conduzido pela CGACGIES, com implementação do novo modelo iniciada nesta segunda-feira, 27 de abril, incluindo a avaliação de sete cursos, que já tiveram seus processos finalizados nesta terça-feira, 28 de abril.

O Inep agradece o serviço prestado pela servidora Sueli Macedo Silveira e informa que em breve ela será conduzida para novos desafios na estrutura do Inep.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados