UNIP, USP e USCS lançam pesquisa sobre uso de TIC na gestão pública de crises como a covid-19

REVISTA ENSINO SUPERIOR • 14 de junho de 2021

Fonte da Notícia: REVISTA ENSINO SUPERIOR
Data da Publicação original: 11/06/2021
Publicado Originalmente em: https://revistaensinosuperior.com.br/tic-pesquisa-ies/

TIC

Pesquisadores analisaram uma ampla gama de variáveis ambientais, sociais e econômicas em cidades sustentáveis e resilientes no contexto da pandemia COVID-19 (Foto: Pexels)

Como a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar a gestão pública das cidades na resolução de crises como, por exemplo, a da Covid-19? Essa é a questão que o professor Celso Machado Jr., do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista (UNIP), em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), procura responder na pesquisa “Engajamento Digital das Cidades”.

Pesquisa mostra que uso de tecnologia na gestão pública eleva qualidade de vida da população

Com foco na pandemia do novo coronavírus, o estudo é rico em detalhes que mostram a necessidade de utilizar as tecnologias inteligentes. A obtenção de dados em tempo real permite à gestão urbana ser prescritiva, antecipar crises e identificar oportunidades para o desenvolvimento de políticas e ações públicas.

A pesquisa chamou a atenção da United Nations Academic Impact (UNAI) – programa da Divisão de Extensão do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas (ONU), da qual a UNIP é membro desde 2019 – e foi destaque em matéria na página oficial da instituição.

A reportagem mostrou que o combate à vulnerabilidade da população associado às medidas sanitárias depende da tecnologia digital, que traz dados que mostram, por exemplo, casos confirmados de COVID-19. Mais ainda: mostrou que o uso da tecnologia melhora a gestão pública, eleva a qualidade de vida das pessoas e fomenta a sustentabilidade.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram uma ampla gama de variáveis ambientais, sociais e econômicas em cidades sustentáveis e resilientes no contexto da pandemia COVID-19.

“O avanço das TIC s está trazendo mudanças que se expandiram nos processos de planejamento e gestão das cidades. Agora, essas tecnologias redefiniram como entendemos os centros urbanos e como podemos lidar melhor com crises como esta. O engajamento digital orientado por dados tem o potencial de habilitar e melhorar a governança urbana e a sustentabilidade das cidades”, explica o professor Celso Machado Júnior.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados