Pesquisa avalia impacto do SARS-Cov-2 sobre DNA de pacientes e risco de desenvolver câncer

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 08 de julho de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 08/07/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/pesquisa-avalia-impacto-do-sars-cov-2-sobre-dna-de-pacientes-e-risco-de-desenvolver-cancer

08072021 pesquisa covid câncer hu-ufsc.jpg

Imagem: Ministério da Educação

Uma pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh/MEC) tem o objetivo de identificar o impacto do vírus SARS-Cov-2 sobre o DNA de pacientes com casos graves de Covid-19 e verificar se eles têm um risco maior de desenvolver câncer por causa dessa infecção. Os estudos estão na fase de coleta de material e a expectativa é de que, até o final do ano, os dados e a análise sejam apresentados.

O estudo, chamado de “Análise de Instabilidade Genômica em Pacientes com Covid”, é conduzido pelo biólogo do hospital da Rede Ebserh/MEC e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sharbel Maluf, e faz parte de um projeto maior desenvolvido por pesquisadores da instituição de ensino chamado “Busca de marcadores genéticos e epigenéticos em pacientes com Covid”.

Maluf explicou que não há motivo para alarme, pois as mutações no DNA são frequentes em qualquer pessoa, mas há alguns fatores que podem aumentar essas mutações, como o tabagismo, por exemplo. “Se você pegar um grupo de fumantes e comparar com um grupo de não fumantes, o primeiro vai ter um impacto maior no DNA, aumentando o risco de câncer. O mesmo pode acontecer com o uso de agrotóxicos em trabalhadores do campo”, detalhou o pesquisador.

Na prática, o professor e os alunos que fazem parte do estudo avaliam se o genoma dos pacientes pesquisados tem maior chance de estar instável. “Já se sabe que o coronavírus tem essa característica de alterar o DNA, o que acontece, por exemplo, no caso do HIV. O que nossa pesquisa pretende é justamente ver qual é a quantidade de alterações no DNA dos pacientes com Covid”, resumiu o pesquisador.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados