As melhores universidades do Brasil, segundo ranking britânico

G1 • 15 de julho de 2021

Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 13/07/2021
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/07/13/as-melhores-universidades-do-brasil-segundo-ranking-britanico.ghtml

O Brasil é o país com o maior número de universidades que compõem a edição 2021 do ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo.

Divulgado nesta terça-feira (13), o ranking é liderado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, que manteve a mesma posição pelo terceiro ano consecutivo.

Mas sete das demais universidades do top 10 são brasileiras – a começar pelas paulistas USP e Unicamp –, junto a uma universidade mexicana. A maioria das universidades brasileiras listadas no topo do ranking é pública.

Eis a lista das universidades latino-americanas mais bem avaliadas pelo THE:

  1. Pontifícia Universidade Católica do Chile
  2. Universidade de São Paulo (USP)
  3. Universidade de Campinas (Unicamp)
  4. Instituto de Tecnologia de Monterrey (México)
  5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  6. Universidade do Chile
  7. PUC-Rio
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  9. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  10. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É o quarto ano consecutivo em que as universidades brasileiras predominam, em número, no top 10.

O ranking completo divulgado pelo THE pode ser encontrado aqui.

Os critérios usados pelo THE, tanto para o ranking global (liderado pelas universidades de Oxford, Stanford e Harvard) quanto para o latino-americano, são agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação), citações (ou seja, a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral), perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e renda gerada com transferência de tecnologia produzida dentro da universidade.

Nesta edição, um recorde de 177 universidades de 13 países latino-americanos se classificaram para o ranking. O país mais representado na lista é o Brasil, com 67 universidades entre essas 177, seguido por Chile (28), Colômbia (24), México (23), Equador (11), Argentina (9) e Peru (8).

Levando-se em conta apenas as cem melhores, quase a metade (46) são brasileiras.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados